Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Antigos ministros de Bolsonaro desmentem alegações de caráter golpista em encontro ministerial

Antigos ministros de Bolsonaro desmentem alegações de caráter golpista em encontro ministerial

Adolfo Sachsida, Bruno Bianco e Wagner Rosário diminuem a importância das críticas do ex-presidente às urnas de votação em 2022.

Por: Lara Campos

29/05/2025 14:05

3 min de leitura

Antigos ministros de Bolsonaro desmentem alegações de caráter golpista em encontro ministerial
(Imagem de reprodução da internet).

Em depoimento ao STF, ex-ministros de Jair Bolsonaro (PL) afirmaram que o ex-presidente não discutiu uma “ruptura democrática” em reunião ministerial de julho de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adolfo Sachsida (ex-Ministras e Energia), Bruno Bianco (ex-advogado-geral da União) e Wagner Rosário (ex-ministro da Controladoria-Geral da União) prestaram depoimento como testemunhas do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, réu na ação penal por tentativa de golpe de Estado. Os ex-ministros afirmaram que Bolsonaro abordou de forma genérica o tema das eleições.

As questões concernem a uma reunião de 5 de julho de 2022, cuja gravação subsidiou a operação da PF (Polícia Federal) Tempus Veritatis, que, por sua vez, deu origem à ação penal por tentativa de golpe.

Leia também:

Blog post image

Deputado do PL menciona o 1964 e solicita intervenção das Forças Armadas após incidente com tornozeleira envolvendo Bolsonaro

Blog post image

Consumir proteínas de origem vegetal oferece diversos benefícios à saúde

Blog post image

Barcelona reverte decisão de retornar ao Camp Nou

A denúncia da PGR indica que Bolsonaro teria instruído seus ministros a repetirem a teoria de que o sistema eleitoral brasileiro é fraudulento. “A partir de agora, quero que todos os ministros falem o que eu vou falar aqui e vou mostrar. Se o ministro não quer falar, ele vai ter que falar para mim porque ele não quer”, declarou Bolsonaro.

O ex-presidente prosseguiu com a declaração, utilizando um tom de advertência sobre possível demissão: “Se não houver justificativa para me devolver o que vou apresentar, não desejo ter qualquer contato com aquele ministro. Ele está no lugar errado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assista (1min21s):

Sachsida, presente na reunião em questão, afirmou ao STF não se lembrar de ter debatido sobre a tentativa de golpe de Estado ou a abolição violenta do Estado democrático de direito. Declarou ainda não se recordar de ter ouvido Anderson Torres discursar durante o encontro.

Bianco afirmou ter sido chamado à reunião para discutir uma cartilha da AGU (Advocacia-Geral da União) sobre condutas vedadas a agentes públicos e políticos que exercem cargo e concorrem em eleições. Em seu depoimento, o ex-advogado-geral da União declarou não ter ouvido nenhuma discussão que envolvesse uma “ruptura democrática”.

Estava, na minha avaliação, em um período eleitoral, com grande tensão devido a questões eleitorais. Percebia uma posição específica sobre as atitudes nesse período, porém não identifiquei nenhuma questão que envolvesse ruptura.

Rosário afirmou que houve uma discussão sobre o processo eleitoral e o comportamento das instituições naquele momento. Segundo o ex-ministro da CGU, trataram sobre “possíveis fragilidades no sistema de votação eletrônica, que visavam o aprimoramento para ter um resultado fidedigno”.

Depoimentos

O Plenário do STF iniciou, em 19 de maio, a análise dos depoimentos de testemunhas apontadas pelo núcleo central da trama da tentativa de golpe. A acusação da PGR sustenta que o grupo foi responsável por liderar a organização criminosa.

As testemunhas de Anderson Torres depuseram na quinta-feira (29.mai).

Paulo Guedes, ex-ministro da Economia de Bolsonaro; Celio Faria, ex-ministro da Secretaria de Governo; Adler Cruz e Alves, ex-vice-advogado-geral da União, também seriam ouvidos, porém a defesa de Torres desistiu dos seus depoimentos no início da audiência desta manhã.

As declarações das testemunhas em Torres prosseguirão na 6ª feira (30.mai). As audiências devem ser concluídas até 2 de junho. No mesmo dia, também testemunharão as testemunhas indicadas por Jair Bolsonaro, pelo ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e pelo general Walter Braga Netto, todos acusados por tentativa de golpe.

Fonte: Poder 360

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Anderson TorresBolsonaroeleiçõesgolpeSTF
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Mais Notícias

Câmera registra o instante do assassinato de empresário em Pernambuco

18/07/2025 17:31 | 2 min de leitura

● Trump intensifica a ameaça de taxar nações do BRICS em 10%

18/07/2025 17:29 | 1 min de leitura

● A CBF estabelece a arbitragem para o clássico Majestoso, válido pelo Campeonato Brasileiro; confira os participantes

18/07/2025 17:27 | 1 min de leitura

● Trump, Bolsonaro e a economia política

18/07/2025 17:25 | 3 min de leitura

● O ministro Alexandre de Moraes afirma que o Supremo Tribunal Federal não tolerará “submissão ao crivo de outro Estado”

18/07/2025 17:23 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!