O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou em seu perfil no X que vistos do ministro Alexandre de Moraes e aliados serão revogados.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, teve o visto americano revogado, em uma lista que inclui também estudantes e cantores, sob o governo de Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os estudantes foram um dos principais grupos visados: desde o início do governo do republicano, centenas perderam seus vistos. Entre as justificativas estavam o histórico criminal, além da participação em protestos pró-Palestina ou publicações desse teor nas redes sociais.
Um caso notável foi o envolvendo a ex-aluna de mestrado em sociologia da Universidade Columbia, Ranjani Srinivasan.
A cidadã indiana criticava nas redes sociais supostas violações de direitos humanos na guerra em Gaza e assinou uma carta aberta publicada pela Sociedade de Historiadores da Arquitetura em apoio à “libertação palestina”.
O Departamento de Segurança Interna dos EUA confirmou que a autorização de viagem de Srinivasan foi cancelada em conformidade com uma legislação que concede ao Secretário de Estado o poder de agir se julgar que as ações de um indivíduo sem nacionalidade americana podem gerar “consequências potencialmente graves e adversas para a política externa” do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cantor mexicano Julián Álvarez se destacou no setor artístico. Em maio, o artista e sua banda cancelaram um show no Texas após alegarem a revogação de seu visto. O Departamento de Estado dos EUA se recusou a comentar o caso e afirmou que registros de vistos são confidenciais.
A revogação do visto dos integrantes do Bob Vylan, uma banda britânica de rap punk, também foi notada. A justificativa, segundo o Departamento de Estado, seria a participação da banda em um festival musical no Reino Unido, onde ela mobilizou plateias para proferir “morte” contra militares israelenses.
Ademais, o Departamento de Estado cancelou os vistos de turismo dos integrantes da banda mexicana Los Alegres del Barranco, após que eles exibiram a imagem de um líder de cartel de drogas em uma tela durante um show no estado de Jalisco, na região oeste do país.
Na sexta-feira (18), o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou em seu perfil no X que os vistos do ministro Alexandre de Moraes e seus aliados serão revogados. A publicação ocorreu após operação da PF (Polícia Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.