ANM Lança Consulta Pública para Disponibilidade de 7 Mil Áreas Minerárias com B3
A ANM inicia consulta pública para a 9ª rodada de áreas minerárias, oferecendo 7 mil locais com potencial para minerais críticos como níquel e lítio.
Consulta Pública da ANM Sobre Disponibilidade de Áreas Minerárias
A ANM (Agência Nacional de Mineração) iniciou a consulta pública referente à 9ª rodada de disponibilidade de áreas, que marca o início da colaboração entre a agência reguladora e a B3. Nesta rodada, serão disponibilizadas 7 mil áreas para mineração, incluindo locais com potencial para minerais críticos, como níquel, lítio, cobre e terras-raras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os participantes poderão manifestar interesse em até 10% do total de áreas oferecidas, uma medida que visa prevenir especulações que possam comprometer o objetivo do processo. As regras do edital serão discutidas em audiência pública na próxima terça-feira (18), às 14h30, e contribuições escritas poderão ser enviadas entre 17 e 19 de novembro.
Expectativas Futuras da Parceria
Este evento representa apenas o começo da parceria entre a B3 e a ANM. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, cerca de 105 mil áreas sejam disponibilizadas em aproximadamente 15 leilões públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o acordo firmado, a B3 será responsável por todas as etapas operacionais do processo, que incluem a análise técnica das minutas dos editais, a elaboração de manuais, o suporte à habilitação dos interessados, além da infraestrutura física e tecnológica necessária, condução dos leilões, gestão de garantias financeiras e integração com os sistemas da ANM.
Leia também:
Belo Horizonte Sedia Etapa da Série “Logística no Brasil” com Foco em Investimentos para 2050
Câmara dos Representantes dos EUA aprova projeto de lei após shutdown histórico de 42 dias
Trump sanciona lei que garante financiamento do governo e encerra paralisação histórica
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












