Animais de estimação incorrem em tarifa para viagens em transporte público estadual

Os animais necessitam de atestado veterinário e somente podem ser transportados em caixas.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O transporte intermunicipal de cães e gatos passou a ser regulamentado em Belo Horizonte. A medida, divulgada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial do estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), permite o transporte de animais domésticos de pequeno porte nos ônibus do sistema intermunicipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A regulamentação se aplica a veículos rodoviários nas categorias convencional e executivo. A publicação define como animais domésticos de pequeno porte cães e gatos transportados em caixas que o tutor consiga carregar e manusear, com espaço suficiente para o animal se levantar, virar e deitar com conforto.

Os responsáveis pelos animais devem utilizar, de forma obrigatória, caixas de transporte resistentes, ventiladas e adequadas ao tamanho do animal, evitando o contato com outros passageiros. É imprescindível a aquisição de passagem para o animal de estimação.

LEIA TAMBÉM!

É necessário apresentar um atestado de saúde emitido por médico veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária, com validade até 30 dias antes da data da viagem, atestando que o animal encontra-se em boas condições de saúde.

Cada passageiro pode transportar até dois animais domésticos de pequeno porte por viagem, respeitando a ordem de reserva. Cães-guia e outros animais protegidos por legislação específica, obedecem a normas próprias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Sair da versão mobile