Anfavea: taxas de juros para compra de veículos atingem nível excessivamente alto
O presidente da organização destacou que o setor necessitará de um segundo semestre “significativamente mais robusto” para assegurar o desenvolvimento a…

A direção da Anfavea, a entidade que representa as montadoras, apontou nesta segunda-feira (7) os impactos das altas taxas de juros no desempenho do setor. Em meio à estagnação nas vendas de veículos, a produção das fábricas de automóveis perdeu ritmo pelo segundo mês consecutivo, segundo balanço divulgado mais cedo pela associação, com dados referentes a junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na apresentação dos resultados, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, afirmou que, em razão do aumento da Selic, as taxas de juros para a compra de veículos ascenderam a níveis excessivamente altos, com taxa no financiamento de pessoa física já em 27,6% ao ano.
De acordo com a Anfavea, mais de 600 vagas de trabalho foram fechadas nas montadoras nos últimos dois meses, o que, avalia a direção da entidade, pode ser reflexo da queda da produção. “Estamos observando o dado de emprego com lupa muito grande”, disse Calvet, apontando também preocupação com o impacto do avanço da inadimplência nas taxas cobradas pelos bancos.
Leia também:

Flamengo, Chelsea, PSG ou Real? Qual possui o maior número de partidas nos últimos 12 meses?

Israel reinicia operação contra os Houthis após os rebeldes lançarem ataque

Despesas da OTAN com defesa devem atingir US$ 3 trilhões por ano
O presidente da Anfavea destacou que o setor necessitará de um segundo semestre “muito mais robusto” para atingir as projeções oficiais de crescimento de 7,8% alcançadas na produção de janeiro a junho.
As vendas para locadoras, que representam 28% do total, e as exportações para a Argentina, principal destino das remessas ao exterior, têm sustentado os volumes da indústria frente à queda de movimento no varejo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anfavea ressaltou que o aumento das vendas de automóveis está sendo influenciado pela ascensão dos veículos importados, notadamente os de origem chinesa. No período inicial, o volume de vendas de veículos importados cresceu 15,6%, enquanto as vendas de modelos nacionais apresentaram um crescimento inferior, de 2,6%.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.