Aneel Define Bandeira Tarifária Vermelha Patamar 1 para Novembro
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária para novembro será vermelha patamar 1. Isso implica que os consumidores terão um adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora alguns analistas esperassem uma mudança para a bandeira amarela, não houve alteração em relação ao mês de outubro. Segundo a Aneel, “o cenário permanece desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à diminuição nos níveis dos reservatórios”.
Para assegurar o fornecimento de energia, é necessário acionar usinas termelétricas, que apresentam custos mais altos, justificando assim a manutenção da bandeira vermelha patamar 1. A agência também destaca que a geração solar é intermitente e não fornece energia continuamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Importância do Acionamento das Termelétricas
De acordo com a Aneel, o acionamento das termelétricas continua sendo crucial para atender à demanda de energia. O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015, informa aos consumidores sobre os custos variáveis da geração de energia no Brasil.
Esse sistema leva em conta fatores como o custo da produção de energia, a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de usinas termelétricas, que são mais onerosas. Com isso, os consumidores têm mais controle sobre suas contas de energia, podendo ajustar seu consumo ao saber que a bandeira está vermelha.
