Leilão programado para 22 de agosto irá contratar energia de usinas com capacidade de até 50 MW, com início de fornecimento em 2030.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou na terça-feira (22.jul.2025) o edital do Leilão de Energia Nova A-5, destinado exclusivamente à contratação de energia proveniente de usinas hidrelétricas. A disputa será realizada em 22 de agosto e prevê o início do fornecimento em 1º de janeiro de 2030. A íntegra da decisão (PDF – 1 MB) está disponível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
UHEs, PCHs e CGHs com potência instalada até 50 MW podem participar do certame. Foram cadastrados 241 projetos na EPE, totalizando 2.999 MW, um volume recorde para a fonte.
O edital determina que os contratos possuirão duração de 20 anos, na modalidade por quantidade. Os preços-teto foram definidos pelo MME (Ministério de Minas e Energia).
A realização do leilão estava prevista inicialmente para atender a um dispositivo da lei de capitalização da Eletrobrás, que previa a destinação de 50% da demanda das distribuidoras, à contratação de usinas de até 50 MW.
Aquele parágrafo foi revogado pela MP (Medida Provisória) nº 1.304/2025, contudo, a nova norma definiu outra meta: a contratação de 3 GW de energia provenientes dessas fontes até 2026, por meio de mecanismos de reserva de capacidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com a revogação, o MME confirmou a continuidade do processo seletivo e publicou portaria para ajustar suas diretrizes e metodologia. A Aneel prosseguiu com o processo, com fundamento em pareceres técnicos e jurídicos que atestaram a legalidade do edital sob a nova base normativa.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.