Análise: Lula aproveita a onda “nós contra eles”
Taxação de 50% sobre produtos brasileiros nos EUA possibilita que Lula reforce narrativa de “nós contra eles” e observe melhora em pesquisas.

A declaração de Donald Trump sobre a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros tem causado impactos relevantes no contexto político nacional, notadamente para Lula, que visualizou nessa situação uma chance de consolidar seu discurso político.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de 1º de agosto, a decisão possibilitou que Lula enfatizasse a soberania nacional.
O episódio também reforçou o discurso de “nós contra eles”, com Trump e Bolsonaro claramente posicionados como antagonistas, estratégia que tem sido amplamente explorada por Lula e seus aliados.
Leia também:

Copa América Feminina: horário e canais para assistir Bolívia x Brasil

Web expõe trecho em que Heleninha solicita mambo e Paolla demonstra reação

José Mourinho critica a mais recente aquisição do Fenerbahçe: “Inadequado”
Resultados em pesquisas
Antes deste episódio, o governo já demonstrava resultados positivos, embora modestos, em relação ao aumento do IOF, estabelecendo uma narrativa voltada à justiça social. Com a nova situação gerada por Trump, as pesquisas indicam uma melhora adicional na percepção do governo.
Lula tem utilizado o momento para fazer provocações políticas, como evidenciado em um episódio recente em que apareceu comendo jabuticaba, em referência direta a Trump. Contudo, especialistas em política apontam que ainda é cedo para avaliar a duração do impacto positivo dessa situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cenário político brasileiro estima que este momento favorável é transitório, sobretudo em razão das eleições que ocorrerão somente em outubro do ano seguinte. A situação política permanece sob observação, com previsões sobre possíveis reações de Trump e seus efeitos nas pesquisas eleitorais.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.