Ambipar solicita recuperação judicial no Brasil e EUA após crise financeira
Companhia brasileira entra com processo no Brasil e EUA devido a irregularidades em transações que geraram crise financeira. Confira no Poder360.
Ambipar Solicita Recuperação Judicial no Brasil e nos EUA
A Ambipar, empresa brasileira especializada em gestão ambiental de resíduos, protocolou um pedido de recuperação judicial simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos na segunda-feira (20.out.2025). A informação foi divulgada nesta terça-feira (21.out.2025) pela Bloomberg Línea. A subsidiária Ambipar Emergency Response requereu proteção sob o Chapter 11 no Texas, enquanto a matriz fez o mesmo na 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.
Em um comunicado oficial, a empresa justificou a decisão devido a problemas de governança corporativa e irregularidades em suas operações financeiras. O balanço patrimonial da companhia, divulgado no final de junho, indicava um endividamento superior a R$ 11 bilhões. A situação se agravou em setembro, quando as ações da empresa caíram mais de 95%, reduzindo sua capitalização para menos de US$ 200 milhões, levando a empresa a buscar medidas de proteção emergencial contra credores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Classificação e Investigação da CVM
A agência S&P Global Ratings rebaixou significativamente a classificação da Ambipar em setembro, considerando o pedido de proteção emergencial como uma reestruturação geral da dívida da empresa. Além disso, a Ambipar está sob investigação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) por possíveis irregularidades em um programa de recompra de ações que resultou em uma alta de 1.000% a partir de meados de 2024.
Leia também:

Nubank critica Febraban e aponta “argumentos tortuosos” contra fintechs

Poder360 entrevista Fellipe Fraga ao vivo durante o Bis Sigma Américas em Brasília

Haddad afirma que Fazenda busca cumprir meta fiscal e comenta decisão do TCU
Em julho, o órgão regulador investigou e rejeitou alegações de compras coordenadas entre Borlenghi e o empresário Nelson Tanure, que adquiriu participação na empresa por meio da Trustee DTVM. O Chapter 11 é um mecanismo do Código de Falências dos Estados Unidos que permite que empresas em dificuldades financeiras continuem operando enquanto reorganizam suas dívidas sob supervisão judicial.
Durante esse processo, a companhia deve apresentar um plano de reestruturação que precisa ser aprovado por credores e pelo tribunal, podendo incluir renegociação de débitos, venda de ativos e ajustes na administração, visando recuperar a saúde financeira sem encerrar suas atividades.
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.