Ambipar acompanha Sabesp em iniciativa para fornecer água tratada de reúso a empresas

A parceria integra os esforços da empresa na busca pela universalização do saneamento básico.

30/05/2025 15:47

2 min de leitura

Ambipar acompanha Sabesp em iniciativa para fornecer água tratada de reúso a empresas
(Imagem de reprodução da internet).

A Sabesp firmou parceria com a Ambipar, empresa brasileira, e a Veolia, companhia francesa, para desenvolver soluções que assegurem o fornecimento industrial e comercial de água reciclada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa de saneamento informa que a iniciativa integra a estratégia da nova gestão da companhia – privatizada em julho de 2024 com o Grupo Equatorial como acionista de referência – para antecipar tendências, elevar a eficiência operacional e assegurar a segurança hídrica em áreas críticas da Região Metropolitana de São Paulo.

Estamos avançando em uma agenda de soluções ambientais que vai além da tradicional prestação de serviços de saneamento. As parcerias simbolizam essa virada: buscamos escalar o reúso industrial como prática de mercado, entregando não apenas segurança hídrica para a indústria paulista, mas também um modelo replicável e competitivo de gestão de recursos hídricos, afirma Denis Maia, diretor de Clientes e Tecnologia da Sabesp.

Leia também:

O contrato segue o padrão do Aquapolo – maior projeto de água reciclada da América Latina – e visa organizar esse fornecimento através do tratamento avançado de efluentes – resíduos resultantes de atividades humanas, incluindo processos industriais e sistemas de coleta de esgoto, que são descartados no ambiente.

O foco inicial será nas regiões de Guarulhos, Ayrton Senna e outras onde se localizam grandes clientes da empresa. Os primeiros anúncios devem ocorrer nos próximos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Ambipar e a Veolia darão suporte ao projeto, oferecendo conhecimento em engenharia de processos e operação de unidades produtivas. A parceria também inclui o desenvolvimento de soluções para implementação rápida em áreas industriais, diminuindo os tempos de licenciamento e instalação.

A parceria integra o investimento de R$ 70 bilhões que a Sabesp planeja para os próximos cinco anos, visando alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico.

A água de reúso constitui uma solução de alta viabilidade para setores com consumo intensivo, como petroquímica, papel e celulose, farmacêutico, bebidas e metalurgia, que necessitam de estabilidade no fornecimento e confrontam-se com o aumento da pressão por metas ESG.

A substituição do abastecimento convencional por água de reúso nesses setores não apenas diminui a pressão sobre os recursos hídricos, como também aumenta a capacidade do sistema para atender à demanda residencial, reforçando a resistência da região diante das mudanças climáticas, que se tornaram mais intensas nos últimos anos.

O emprego de fontes alternativas representa, ao mesmo tempo, uma solução economicamente interessante para alguns setores e uma resposta estratégica à escassez hídrica. Estamos observando essa transição em regiões de alta densidade industrial e crescente valorização do impacto ambiental – São Paulo se encaixa perfeitamente nesse perfil.

Pesquisa indica que cada um real investido no sistema de saúde público retorna R$ 1,61 ao Produto Interno Bruto.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.