Amazon restabelece serviço de nuvem após falha global que afetou Snapchat, Facebook e Mercado Livre

Falha em data center afeta funcionamento de plataformas como Snapchat, Facebook e Mercado Livre. Confira todos os detalhes no Poder360.

20/10/2025 12:18

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

AWS Restabelece Serviços Após Falha Global

A AWS (Amazon Web Services) reestabeleceu seus serviços de computação em nuvem após uma falha que afetou diversas plataformas digitais em todo o mundo nesta segunda-feira (20.out.2025). A interrupção teve origem em um data center localizado na Virgínia do Norte, nos Estados Unidos, impactando aplicativos como Snapchat, Facebook, Fortnite e Mercado Livre. A normalização ocorreu cerca de 3 horas após a identificação do problema.

De acordo com o comunicado da empresa, divulgado pelo AWS Health Dashboard, “o problema de DNS subjacente foi totalmente mitigado, e a maioria das operações dos serviços da AWS já está funcionando normalmente”. No entanto, a companhia alertou que alguns usuários ainda poderiam enfrentar lentidão durante o processo de estabilização do sistema.

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Detalhes da Interrupção

A falha desta segunda-feira (20.out) foi provocada por uma anomalia no sistema de DNS, que afetou o DynamoDB e teve reflexos em outras plataformas. Às 6h27 (horário de Brasília), a empresa informou sobre “sinais significativos de recuperação”, mas manteve o alerta de que algumas solicitações poderiam continuar falhando até a normalização total.

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Às 7h35, a Amazon anunciou que o problema no sistema de DNS havia sido totalmente mitigado, embora parte dos serviços ainda apresentasse lentidão devido ao acúmulo de filas internas, especialmente nos sistemas CloudTrail e Lambda. A empresa também mencionou que novas instâncias do EC2 e serviços relacionados, como ECS, RDS e Glue, ainda enfrentavam erros e atrasos.

Recuperação e Impacto

Por volta das 9h10, a Amazon informou que havia retomado o processamento das filas SQS via Lambda e estava trabalhando para eliminar o acúmulo de mensagens resultante da falha. “Continuamos a aplicar medidas de mitigação e observamos sinais significativos de recuperação”, declarou a companhia.

A AWS, divisão de computação em nuvem da Amazon, foi criada em 2006 e fornece infraestrutura digital sob demanda a empresas e governos, incluindo armazenamento de dados, hospedagem de sites e serviços de inteligência artificial. É uma das líderes do setor, competindo principalmente com a Microsoft Azure e o Google Cloud.

As falhas nos serviços da AWS costumam gerar efeitos em cadeia, uma vez que a empresa é uma das maiores fornecedoras globais de infraestrutura digital. Muitas plataformas de redes sociais, jogos e operações financeiras dependem de seus servidores para funcionar adequadamente.

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.