Alunos focam 83% mais nas aulas com proibição de celulares
Ansiedade e tédio sobram na rotina com o uso limitado de smartphones, aponta estudo.
Restrição de Celulares em Escolas Revela Avanços e Desafios
Uma pesquisa conduzida pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com o Equidade.info, iniciativa do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education, apresentou resultados significativos sobre o impacto da restrição ao uso de celulares em salas de aula. O estudo, realizado entre maio e julho de 2025, envolveu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores em escolas públicas municipais, estaduais e privadas de todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Melhora na Atenção e Foco
Os dados indicam que 83% dos estudantes brasileiros prestaram mais atenção nas aulas após a proibição do uso de celulares. O efeito foi mais notável no ensino fundamental I, com 88% dos alunos relatando maior concentração. No ensino médio, 70% dos estudantes perceberam uma melhora no ambiente de aprendizado com a medida.
Desafios Persistem: Tédio e Ansiedade
Apesar dos avanços, o estudo revelou que 44% dos alunos sentiram mais tédio durante os intervalos e recreios, um número mais elevado entre os estudantes do ensino fundamental I (47%) e do período matutino (46%). Adicionalmente, 49% dos professores relataram um aumento da ansiedade entre os alunos com a ausência do uso do celular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Variações Regionais e Necessidade de Estratégias
O Nordeste se destacou com 87% dos avanços, enquanto o Centro-Oeste e o Sudeste apresentaram os menores índices de melhora. A pesquisa reforça a importância de estratégias pedagógicas diferenciadas por faixa etária e rede de ensino, buscando engajar os estudantes e promover seu bem-estar.
Conclusões e Próximos Passos
O deputado Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, enfatizou a importância de priorizar a educação com políticas que cuidem do presente e preparem o futuro dos jovens. Claudia Costin, presidente do Equidade.info, ressaltou a necessidade de ouvir os estudantes sobre questões como tédio e bullying, complementando a restrição com alternativas de interação e estratégias específicas.
Leia também:
Inscrições Abertas para o Programa de Verão da USP 2026 com 26 Cursos de Saúde Pública
Dia Nacional do Livro: Marco Lucchesi destaca a importância da leitura desde a infância
Comvest divulga gabarito oficial da primeira fase do Vestibular Unicamp 2026; veja detalhes!
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












