Em 2022, o médico Aluísio Segurado, da Faculdade de Medicina, assinou um manifesto em apoio à candidatura do PT, manifestando críticas ao então presidente do PL, que era o padrinho político do governador do estado de São Paulo. A escolha de Segurado para comandar a Universidade de São Paulo (USP) ocorreu após uma eleição na Assembleia Universitária, realizada em 27 de novembro de 2025, e o definiu como o primeiro nome da lista tríplice.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O professor, atualmente pró-reitor de Graduação, tomará posse em 25 de janeiro de 2026, com um mandato de quatro anos.
Manifesto e Críticas Políticas
O manifesto, publicado em agosto de 2022, foi assinado por médicos da USP e do Hospital Universitário. Ele atribuía a “desestruturação do Ministério da Saúde” à “condução desastrosa” do então presidente do PL. Os signatários também criticaram as declarações de Bolsonaro sobre o armamento da população e o Poder Judiciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento expressava a preocupação com a continuidade da “devastação cívica, econômica e social” e a necessidade de construir um novo caminho com políticas voltadas para a eliminação da miséria, a redução das desigualdades, a garantia de direitos e o desenvolvimento científico e tecnológico.
Apoio à Chapa Lula-Alckmin
Em um trecho do manifesto, os signatários declararam apoio à chapa Lula-Alckmin nas eleições de 2022. Eles acreditavam que essa chapa apresentava viabilidade eleitoral para reconstruir os pilares da democracia e de uma sociedade com atenção às iniquidades sociais e econômicas, além de combater a intolerância e a violência.
LEIA TAMBÉM!
A eleição para a reitoria em 2025 teve apenas três chapas concorrentes: Aluísio Segurado, Lúcia Duarte Lanna (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) e Marcílio Alves (Escola Politécnica). Todos possuíam alguma experiência na gestão da universidade, sob o comando do reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. (Faculdade de Medicina).
USP: Tradição e Reconhecimento
A Universidade de São Paulo, fundada em 1934, conta com mais de 90 mil alunos na graduação e pós-graduação, além de 5.300 professores. É a universidade brasileira mais bem posicionada em rankings nacionais. A USP é responsável por 22% da produção científica do país.
