Ex-chefe da Abin comparece para prestar esclarecimentos sobre seu envolvimento em investigações.
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência ( Abin ), comparece ao Supremo Tribunal Federal (STF) no processo penal relacionado a uma tentativa de golpe de Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ramagem é réu na ação penal junto a outras sete pessoas, consideradas o “núcleo crucial”, ou “núcleo 1”, da tentativa de golpe contra o resultado da eleição presidencial de 2022.
Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Ramagem foi identificado como uma das principais figuras envolvidas no apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em ataques ao sistema eleitoral.
O ex-diretor da Abin, segundo a denúncia, costumava documentar as orientações que repassava a Bolsonaro, o que possibilitou a identificação de outras ações em relação ao plano.
Entre os documentos, havia, por exemplo, anotações com recomendações para a utilização da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Polícia Federal (PF), juntamente com pareceres, a fim de que Bolsonaro e seu grupo não cumprissem decisões do STF que os contrariassem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a PGR, os ataques intensificados por Bolsonaro contra o sistema eleitoral desde 2021, sob orientação de Ramagem, constituíam a primeira etapa de um plano de permanência no poder com desrespeito às estruturas constitucionais.
A denúncia também aponta que, durante o comando de Ramagem, foi estabelecida uma “Abin paralela”, formada por servidores da agência e da PF, para acompanhar opositores e gerar a disseminação de ataques contra o sistema eleitoral.
O Ministério Público Federal denunciou Alexandre Ramagem por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros delitos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.