Alexandre de Moraes tem autorização para Delgatti passar para o semiaberto! Decisão histórica após cumprimento de 20% da pena. Saiba mais!
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, concedeu autorização para que Walter Delgatti Neto passe do regime fechado para o semiaberto. A decisão, tomada na segunda-feira, 12 de janeiro de 2026, ocorreu após Delgatti cumprir cerca de 20% da pena total, que é de 8 anos e 3 meses, determinada pelo Conselho Nacional de Justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi divulgada em documento em formato PDF, com 140 kilobytes.
O pedido de progressão de regime foi aprovado com o aval da defesa do hacker, que apresentou evidências do cumprimento do tempo mínimo exigido. A Procuradoria Geral da República (PGR) também se manifestou favoravelmente à medida em dezembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão segue os critérios legais para a progressão de sentenciado.
O caso envolvendo Walter Delgatti Neto surgiu em fevereiro de 2024, quando a Polícia Federal (PF) indiciou a ex-deputada federal (PL-SP) e o hacker. A investigação apontou para a tentativa de inserir falsos alvarás de soltura e mandados de prisão contra Alexandre de Moraes, utilizando a falsificação da assinatura do ministro.
Segundo a defesa do hacker, a ex-deputada teria financiado as invasões, com um valor estimado de R$ 40.000. A defesa da deputada também acusou Delgatti de mitomania, ou seja, compulsão por mentir. A PF investigou o caso e identificou o pedido de ataque ao site feito pelo hacker.
Em depoimentos à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do 8 de Janeiro, o hacker revelou que o pedido de ataque ao site havia sido feito pela deputada. Ele também afirmou que o ex-presidente (PL) havia oferecido anistia caso cometesse algum ilícito.
Delgatti foi preso em maio de 2025. A ex-deputada Zambelli está sendo julgada desde 29 de julho de 2025, após condenação pelo STF em dois processos distintos. Delgatti também responde a outros processos na Justiça Federal em Brasília, com condenação a 20 anos de prisão por invadir sistemas de autoridades ligadas à operação Lava Jato, e aguarda julgamento de recursos pendentes.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.