Alerta de Risco Geológico em Belo Horizonte
A Defesa Civil Municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais, emitiu um alerta de risco geológico para todas as regiões da cidade até a próxima terça-feira (6). O aviso foi gerado devido aos altos volumes de chuvas registrados nas últimas horas, além da previsão de novas precipitações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As áreas com risco geológico forte incluem: Barreiro, Oeste, Centro, Sul, Noroeste, Leste, Nordeste, Norte e Pampulha. Já as regiões de Venda Nova e Hipercentro apresentam alerta moderado.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil também alertou sobre a possibilidade de quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Os moradores devem estar atentos a sinais como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se algum desses sinais for percebido, o morador deve deixar o imóvel imediatamente e contatar a Defesa Civil pelo número 199. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado pelo 193.
Recomendações de Segurança
A Defesa Civil recomenda algumas medidas de segurança, como:
LEIA TAMBÉM!
Chuvas em Betim
Na cidade de Betim, que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, foi registrado um acúmulo médio de 75 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil local neste domingo (4).
As áreas mais afetadas incluem Vianópolis (74,24 mm), Icaivera (70,81 mm) e São Caetano (70,25 mm). Até o momento, foram feitos sete chamados relacionados a riscos geológicos, todos sem vítimas.
Desde a noite de sábado (3), equipes municipais estão mobilizadas para atender as ocorrências causadas pelo grande volume de chuvas. Os agentes da Prefeitura estão atuando na desobstrução de redes de drenagem e na interdição preventiva de vias.
Além disso, foram registradas quedas de árvores e galhos, incluindo um galho que caiu sobre o telhado de uma residência na Vila das Flores. Outro caso de queda de árvore no bairro Marimbá ainda está em atendimento, sem informações sobre feridos.
- Trincas nas paredes
- Água acumulada no quintal
- Portas e janelas emperrando
- Rachaduras no solo
- Água escorrendo da base do barranco
- Inclinação de postes ou árvores
- Muros e paredes estufados
- Estalos
- Evitar cortes altos e inclinados nos barrancos
- Instalar calhas no telhado
- Consertar vazamentos em reservatórios e caixas-d’água
- Não jogar lixo ou entulho nas encostas
- Evitar despejar esgoto nos barrancos
- Não realizar queimadas
