Alerta de chuvas e raios no Rio de Janeiro! Defesa Civil avisa sobre fortes pancadas de chuva e risco de ondas de até 3 metros. Fique atento!
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro emitiu um alerta para todas as cidades fluminenses sobre a possibilidade de fortes chuvas neste domingo (4). Além das chuvas, há também um aviso para raios devido à atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O alerta é válido das 8h deste domingo até as 6h da segunda-feira (5).
Segundo a Defesa Civil e o CEMADEN-RJ, são esperadas pancadas isoladas de chuva com intensidade variando de moderada a forte. A população é orientada a acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e a seguir as recomendações da Defesa Civil local, além do plano de contingência municipal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Centro de Operações e Resiliência (COR) da Prefeitura do Rio de Janeiro já havia emitido um aviso sobre ondas de até 3 metros de altura. Essa informação, que conta com dados da Marinha do Brasil, também é válida até às 6h da segunda-feira.
Na manhã deste domingo, a capital fluminense entrou em estágio 2, indicando risco de ocorrências de alto impacto, especialmente devido às chuvas.
Algumas áreas já enfrentaram problemas neste domingo, como acidentes de trânsito nos bairros do Maracanã e na Linha Vermelha, próximo ao Aeroporto Internacional do Galeão, na zona Norte. Além disso, foram registrados bolsões d’água na Tijuca e Grajaú.
Esses alertas refletem a mudança brusca de temperatura nos últimos dias no estado.
O Corpo de Bombeiros atualizou, na última sexta-feira (2), os números de salvamentos realizados nas praias da zona Sul do Rio de Janeiro durante o Réveillon. Os resgates ocorreram entre às 6h do dia 31 até as 19h do dia 1º. A corporação também detalhou a quantidade de socorros marítimos feitos em cada praia.
No total, foram realizados 1.666 salvamentos em todo o estado durante as festas de fim de ano. Em comparação, na virada de 2024 para 2025, foram contabilizados apenas 33 resgates nas praias do Rio. O aumento significativo nos números foi atribuído à ressaca, fenômeno que intensifica a agitação do mar, aumentando o risco de afogamentos.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.