Alemanha defende início imediato do processo de reconhecimento do Estado palestino
O reconhecimento se concretizaria ao término desse processo; o apoio à criação do Estado palestino está se intensificando entre as potências.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, afirmou nesta quinta-feira (31) que o processo para o reconhecimento de um Estado palestino “deve começar agora”, ressaltando que o reconhecimento ocorreria somente ao final do processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Wadephul declarou que a Alemanha tem maior chance de reconhecer um Estado palestino no final do processo, mas esse processo deve iniciar imediatamente.
A Alemanha não demonstrará recuo em seu apoio ao Estado palestino e poderá ser compelida a adotar “medidas unilaterais”, sem que o ministro detalhasse quais seriam tais ações.
Leia também:

EUA sancionam membros da Autoridade Palestina e da Organização de Libertação da Palestina

Aprovamento do projeto de lei pode levar o caso a julgamento no tribunal máximo do país

O Irã enfrenta uma crise hídrica crítica, afirma o presidente
Com o aumento das ameaças explícitas de anexação [de territórios palestinos] por parte do governo israelense, um número crescente de países europeus está preparado para reconhecer um Estado palestino, mesmo sem um processo de negociação prévio.
Wadephul apontou que viajará para Israel e os territórios palestinos nesta quinta-feira “para discutir a situação dramaticamente agravada”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele acrescentou que “a morte e o sofrimento na Faixa de Gaza atingiram dimensões insondáveis” e “Israel está cada vez mais se encontrando em uma posição minoritária”.
Compreenda o conflito na Faixa de Gaza
Desde outubro de 2023, Israel intensificou ataques na Faixa de Gaza, após o Hamas realizar um ataque terrorista contra o país.
Entre 7 de outubro de 2023 e 13 de julho de 2025, o Ministério da Saúde de Gaza comunicou que pelo menos 58 mil palestinos perderam a vida e mais de 138 mil ficaram feridos. Essa contagem engloba mais de 7.200 mortos desde o término do cessar-fogo em 18 de março deste ano.
O Ministério não diferencia entre civis e combatentes do Hamas em sua contagem, porém relata que mais de metade dos falecidos são mulheres e crianças. Israel afirma que pelo menos 20 mil são combatentes.
Desde o final de maio, quando a GHF (Fundação Humanitária de Gaza), sediada nos EUA, iniciou a distribuição de alimentos, a ONU (Organização das Nações Unidas) comunicou que 798 pessoas perderam a vida após tentar obter alimentos.
De 615 mortes, 615 ocorreram em áreas próximas à GHF e 183 nas vias dos convois humanitários da ONU.
O Órgão Central de Estatísticas da Palestina informou, em 10 de julho, que a população de Gaza havia diminuído de 2.226.544 em 2023 para 2.129.724. A estimativa indica que aproximadamente 100 mil palestinos deixaram Gaza desde o início do conflito.
Entre 7 de outubro de 2023 e 13 de julho de 2025, de acordo com fontes oficiais israelenses, cerca de 1.650 israelenses e estrangeiros perderam a vida em razão do conflito.
Inclui 1.200 mortos em 7 de outubro e 446 soldados mortos em Gaza ou na fronteira com Israel desde o início da operação terrestre em outubro de 2023.
Desde o agravamento dos conflitos em março, 37 militares faleceram e 197 sofreram ferimentos. Aparentemente, 50 cidadãos israelenses e estrangeiros permanecem como reféns em Gaza, entre eles 28 que foram oficialmente declarados mortos e cujos corpos estão sob custódia.
Desde 18 de março deste ano, as Forças Armadas israelenses emitiram 54 ordens de deslocamento, que cobriram aproximadamente 81% da Faixa de Gaza. A Organização Mundial da Alimentação (ONU) declarou que isso resultou no deslocamento de mais de 700 mil pessoas durante esse período.
Em 9 de julho, 86% da Faixa de Gaza encontravam-se em áreas militarizadas israelenses ou sob ordens de deslocamento. Diversas pessoas procuravam abrigo em locais de deslocamento superlotados, abrigos improvisados, edifícios e vias danificadas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)