Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Alemanha, com o apoio da Otan, inaugura nova fábrica de armas

Alemanha, com o apoio da Otan, inaugura nova fábrica de armas

O novo complexo, com a maior produção de munições da Europa, visa contribuir para enfrentar os desafios da defesa do continente, incluindo a guerra na U…

Por: Marcos Oliveira

27/08/2025 19:09

6 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A empresa alemã de armamentos Rheinmetall inaugurou nesta quarta-feira 27 uma nova fábrica com potencial para se tornar maior unidade de produção de munição na Europa, após atingir sua capacidade total. A iniciativa foi elogiada pelo secretário-geral da Otan, Mark Rutte, como um reforço na defesa do Ocidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fábrica em Unterlüss, no norte da Alemanha, abrange uma área de 30.000 metros quadrados — o que equivale a cinco campos de futebol — e até 2027 poderá produzir 350.000 projéteis de artilharia por ano.

“Isso é absolutamente crucial para a nossa segurança, para continuar apoiando a Ucrânia em sua luta [contra a invasão russa] e para dissuadir qualquer agressão no futuro”, declarou Rutte na cerimônia de abertura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O líder da OTAN avisou que o Ocidente está sendo confrontado pela China e pela Rússia, porém, ressaltou que a Europa, juntamente com os Estados Unidos, está em processo de “transformar o cenário na produção de defesa”.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte e os países europeus têm dificuldades para repor seus estoques de munição e elevar a produção de armamentos.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão

Após a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia, em 2022, a Europa passou a se mobilizar para aumentar a produção de armas e a prontidão militar. Paralelamente, o presidente dos EUA, Donald Trump, vinha pressionando os aliados europeus a assumirem maior responsabilidade por sua própria defesa e a aumentarem seus gastos militares.

align=”center”>Impulso da indústria bélica

Rutte apontou que a produção de projéteis de artilharia em toda a Europa é atualmente seis vezes superior ao registrado há dois anos. Inicialmente, a Alemanha flexibilizou normas rígidas de endividamento — o denominado “freio da dívida” — a fim de autorizar a liberação de bilhões de dólares para a produção de equipamentos militares.

O ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, durante a cerimônia de abertura da nova fábrica da Rheinmetall, afirmou que a Europa não conseguirá lidar com os desafios de segurança se não transformar os compromissos de gastos em capacidades efetivas.

“As Forças Armadas e militares só funcionam tão bem quanto o país por trás delas”, disse ele. “Precisamos ter sucesso porque enfrentamos uma ameaça.” O ministro lembrou que Washington observa atentamente se a Europa conseguirá cumprir suas promessas de aumentar os gastos com a defesa.

Pistorius afirmou que a OTAN precisa se tornar mais europeia para manter sua dimensão transatlântica. Essa é a demanda que se apresenta aos europeus.

align=”center”>“Ponto de virada”

O diretor-executivo da Rheinmetall, Armin Papperger, afirmou que a crescente importância dada pela política à defesa contribuiu para que a fábrica pudesse ser construída em apenas 14 meses, tempo que normalmente demandaria dois ou três anos. “Houve um ponto de virada aqui na Alemanha”, declarou.

A instalação auxiliará em cumprir um pedido recorde de munições no valor de 8,5 bilhões de euros (R$ 53 bilhões) realizado pelo governo alemão em julho de 2024.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, assegurou que erguerá o “exército convencional mais robusto” da Europa. Os investimentos do país em defesa atingirão 162 bilhões de euros em 2029, superando em mais de três vezes o orçamento do período anterior à guerra na Ucrânia.

A unidade da Rheinmetall em Unterlüss já produz armas e munições para o tanque Leopard 2, que tem sido empregado pelo Exército ucraniano.

Papperger também assinou um acordo de 550 milhões de euros com o ministro da Economia da Romênia para outra unidade, segundo ele, provavelmente estará concluída nos próximos 18 meses.

align=”center”>Berlin busca estender o prazo de recrutamento militar

O governo Merz aprovou na quarta-feira um projeto de lei que busca aumentar o recrutamento para a Bundeswehr e contempla medidas para o serviço militar obrigatório em caso de falta de voluntários.

Visa atrair recrutas suficientes sem reativar o recrutamento obrigatório para homens, que foi suspenso em 2011. O projeto de lei, contudo, permite que o Bundestag (Parlamento) volte a impor o alistamento militar caso não haja um número suficiente de voluntários.

O plano contempla salários e condições mais vantajosas para aqueles que concordarem em servir nas Forças Armadas por períodos curtos, e o que Pistorius descreve como ofertas de treinamento atrativas para quem se alistar por pelo menos seis meses, além de flexibilidade quanto à duração do serviço.

A partir do ano seguinte, o governo pretende distribuir questionários para jovens homens e mulheres que atingem os 18 anos, avaliando sua vontade e aptidão para integrar as Forças Armadas. Em meados de 2027, os homens deverão passar por exames médicos, porém não haverá o alistamento obrigatório nas Forças Armadas. O projeto de lei ainda necessita de aprovação no Bundestag.

O ministro afirmou que a Bundeswehr necessita de crescimento. A situação da segurança internacional, sobretudo o comportamento agressivo da Rússia, torna isso necessário. Não precisamos apenas de forças bem equipadas […], também precisamos de uma Bundeswehr forte em termos de efetivo. Só assim a dissuasão contra a Rússia será realmente eficaz.

Atualmente, aproximadamente 182.000 soldados estão nas forças armadas alemãs. A intenção de Pistorius é elevar esse número para 260.000, além de cerca de 200.000 militares de reserva.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alemanhadefesa militarmuniçãoprodução de armasRheinmetall
Foto do Marcos Oliveira

Autor(a):

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Imagem do post

Política

Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Mata-Mata da Conference League: Conheça os 24 times que avançaram para a fase decisiva!

18/12/2025 22:11 | 1 min de leitura

● Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Vôlei Renata avança às semifinais do Mundial de Clubes; Praia Clube é eliminado!

18/12/2025 22:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!