O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou que registrou um aumento de 108% nas vendas de “carros sustentáveis” em uma unidade da concessionária Prima Via Fiat, em Brasília (DF). Ele realizou uma visita ao local e dialogou com jornalistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A variação é medida em relação ao mês de julho, em comparação com a média de janeiro e junho de 2025. O programa do governo, lançado há cerca de um mês, diminui as alíquotas de IPI para carros leves e econômicos, movidos a energia limpa e que cumpram requisitos de reciclabilidade e segurança veicular.
Veículos compactos com alta eficiência energética e produzidos no Brasil tiveram o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) isento.
LEIA TAMBÉM!
Com a medida, a queda nos preços dos chamados carros de entrada atingiu, em nível nacional, valores de até R$ 13 mil.
O programa “Carro Sustentável” impulsionou um aumento de 16,7% nas vendas de automóveis, conforme dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em nível nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa do carro sustentável tem importância social, pois é o carro de entrada, o carro mais barato. Então, as pessoas que não tinham acesso ao carro, passam a ter. Ele tem importância econômica, porque a concessionária vende mais. E tem importância ambiental, o carro é sustentável, declarou o vice-presidente após a visita.
Alckmin já visitou empresas das concessionárias Renault, Chevrolet, Volkswagen e Hyundai. Para obter o IPI isento, o veículo precisa cumprir critérios como emitir menos de 83g de CO2 por quilômetro e possuir mais de 80% de materiais recicláveis.
Fonte por: CNN Brasil