Alckmin discute aumento de tarifas com secretário de Comércio dos EUA

O vice-presidente informou que a reunião ocorreu no sábado, 19, e teve duração aproximada de 50 minutos.

25/07/2025 3:55

1 min de leitura

Alckmin discute aumento de tarifas com secretário de Comércio dos EUA
(Imagem de reprodução da internet).

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou, na quinta-feira 24, que teve uma conversa com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, em relação à taxa de 50% sobre produtos de origem brasileira estabelecida pelo presidente norte-americano Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alckmin afirmou que a reunião ocorreu na última sexta-feira, dia 19, e teve duração aproximada de 50 minutos. “Tivemos uma conversa com o secretário de Comércio Howard Lutnick. Uma conversa até longa, importante, que considero importante”, declarou o vice-presidente aos jornalistas.

Durante a reunião, segundo Alckmin, o governo brasileiro procurou dissociar a questão ideológica e concentrou o debate no âmbito comercial. “Em vez de ter um acordo com perdas, com inflação nos Estados Unidos e redução de nossas exportações para o mercado americano, nós buscamos o contrário.”

Leia também:

O anúncio de Alckmin ocorre em meio a uma nova escalada de ataques de autoridades americanas ao Judiciário brasileiro. Em publicação no X, a representação diplomática nos Estados Unidos republicou uma declaração de Darren Beattie, subsecretário de Diplomacia Pública do governo Trump, com críticas ao ministro Alexandre de Moraes.

Beattie alega que o ministro do Supremo Tribunal Federal representa o centro de um complexo esquema de perseguição e censura direcionado a Jair Bolsonaro, acusando-o de limitar a liberdade de expressão no território americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agradecemos a liderança do presidente Trump e do secretário Rubio, estamos atentos e tomando as devidas providências”, conclui Beattie, no post traduzido para o português pela representação no Brasil.

Fonte por: Carta Capital

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.