Alckmin discute aumento de tarifas com secretário de Comércio dos EUA
O vice-presidente informou que a reunião ocorreu no sábado, 19, e teve duração aproximada de 50 minutos.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou, na quinta-feira 24, que teve uma conversa com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, em relação à taxa de 50% sobre produtos de origem brasileira estabelecida pelo presidente norte-americano Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alckmin afirmou que a reunião ocorreu na última sexta-feira, dia 19, e teve duração aproximada de 50 minutos. “Tivemos uma conversa com o secretário de Comércio Howard Lutnick. Uma conversa até longa, importante, que considero importante”, declarou o vice-presidente aos jornalistas.
Durante a reunião, segundo Alckmin, o governo brasileiro procurou dissociar a questão ideológica e concentrou o debate no âmbito comercial. “Em vez de ter um acordo com perdas, com inflação nos Estados Unidos e redução de nossas exportações para o mercado americano, nós buscamos o contrário.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio de Alckmin ocorre em meio a uma nova escalada de ataques de autoridades americanas ao Judiciário brasileiro. Em publicação no X, a representação diplomática nos Estados Unidos republicou uma declaração de Darren Beattie, subsecretário de Diplomacia Pública do governo Trump, com críticas ao ministro Alexandre de Moraes.
Beattie alega que o ministro do Supremo Tribunal Federal representa o centro de um complexo esquema de perseguição e censura direcionado a Jair Bolsonaro, acusando-o de limitar a liberdade de expressão no território americano.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
Agradecemos a liderança do presidente Trump e do secretário Rubio, estamos atentos e tomando as devidas providências”, conclui Beattie, no post traduzido para o português pela representação no Brasil.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












