Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Alckmin: decisão de Moraes não deve afetar diálogos com Estados Unidos

Alckmin: decisão de Moraes não deve afetar diálogos com Estados Unidos

Vice-presidência promoveu encontro com segmentos de mineração e energia.

Por: Marcos Oliveira

19/07/2025 0:17

3 min de leitura

Alckmin: decisão de Moraes não deve afetar diálogos com Estados Unidos
(Imagem de reprodução da internet).

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar o uso de tornozeleira pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, não deve impactar as negociações sobre o tarifário dos Estados Unidos, afirmou nesta sexta-feira 18 o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ele proferiu as declarações após reunir-se com representantes dos setores de mineração e de energia, dois segmentos que serão significativamente afetados pelas políticas do governo de Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços afirmou que o governo continuará a apostar no diálogo e na negociação. Alckmin recordou que os Poderes são distintos e que o Executivo não pode interferir nas decisões do Judiciário.

A decisão de Moraes não pode e não deve afetar as negociações comerciais, porque a separação dos Poderes é a base do Estado, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os poderes são independentes. Não há relação entre uma questão política ou jurídica e a tarifária, disse Alckmin.

Leia também:

Blog post image

Deputado do PL menciona o 1964 e solicita intervenção das Forças Armadas após incidente com tornozeleira envolvendo Bolsonaro

Blog post image

Consumir proteínas de origem vegetal oferece diversos benefícios à saúde

Blog post image

Mirassol confronta Santos: horário e transmissão do jogo do Campeonato Brasileiro

O ministro permaneceu sem adicionar mais observações sobre a decisão de Moraes ou sobre as possibilidades para o ex-presidente Bolsonaro. Alckmin afirmou que a questão está sob responsabilidade exclusiva do Poder Judiciário.

Na sexta-feira, 18, Moraes determinou que Bolsonaro utilize monitoramento eletrônico e proibiu o ex-presidente de acessar redes sociais, se aproximar de embaixadas ou dialogar com embaixadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O juiz também ordenou que o ex-presidente permaneça em sua residência das 19h às 6h em dias de semana e em horário integral nos finais de semana e feriados. O descumprimento de qualquer uma dessas determinações resultará na prisão de Bolsonaro.

Organização Mundial do Comércio

Em relação a uma possível adesão do Brasil à Organização Mundial do Comércio (OMC), mencionada no pronunciamento de quinta-feira, 17, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alckmin declarou que o governo brasileiro dará prioridade às negociações e que essa seria uma medida de último caso. “Reforçamos a disposição do Brasil para a negociação”, reiterou.

Alckmin afirmou que o governo somente pode agir após a implementação das tarifas. Desde a semana passada, Trump tem ameaçado elevar para 50% as tarifas das exportações brasileiras para os Estados Unidos em 1º de agosto.

Só é possível ingressar na Organização Mundial do Comércio com um comprovante concreto. A OMC possui dois caminhos: as consultas, que ocorrem após um fato concreto, e o painel, que representa uma segunda etapa. O ministro e o vice-presidente explicaram que ainda existe uma questão recursal. Ele ressaltou que, até o momento, o governo estadunidense não respondeu à carta enviada nesta semana em que o Brasil solicita a suspensão do tarifamento.

Reuniões

O coordenador do comitê interministerial que trata da tarifa imposta por Trump, Alckmin, reuniu-se nesta semana com empresários de diversos setores da economia. De acordo com o vice-presidente e ministro, os encontros contribuíram para fortalecer e aprimorar os argumentos do governo brasileiro nas negociações com os Estados Unidos.

A via é da negociação e o trabalho foi reconhecido, demonstrando que podemos transitar de um cenário de perdas mútuas para um ganho-ganho, com expansão do comércio e investimentos. Estados Unidos e Brasil são os dois maiores mercados das Américas, afirmou. Alckmin ressaltou que os Estados Unidos possuem um grande superávit comercial com o setor de mineração brasileiro (com o Brasil importando mais do que exportando), que não justifica nenhuma razão para a tarifação.

Por fim, o vice-presidente reiterou que a soberania brasileira é inegociável e declarou que o setor privado está unido em torno desse tema. “Observamos [nas últimas reuniões] uma união nacional em torno da soberania do Brasil, que é inegociável. Em seguida, a necessidade de um esforço para suspender esse aumento de alíquotas, que é um prejuízo para o Brasil e para os Estados Unidos”, concluiu.

Fonte por: Carta Capital

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
AlckminEstados UnidosSupremo Tribunal Federal
Foto do Marcos Oliveira

Autor(a):

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Imagem do post

Augusto Diniz | Música brasileira

Curta-metragem sobre Moacyr Luz, figura emblemática do samba carioca, chega aos cinemas em breve

19/07/2025 4:05 | 1 min de leitura

● Lance! elege o top-10 dos maiores jogadores da história

19/07/2025 4:03 | 1 min de leitura

● Capivara é salva por helicóptero após queda de penhasco em Santa Catarina

19/07/2025 3:41 | 1 min de leitura

● Empresário falecido em Autódromo: celulares dos seguranças foram encontrados com dados apagados

19/07/2025 3:39 | 1 min de leitura

● Sanção a Moraes e ministros do STF: o que sabemos

19/07/2025 3:37 | 4 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!