Alckmin comandará grupo com empresários em oposição à tarifa de Trump

Agronegócio e indústria serão consultados; medida terá início em agosto.

11/07/2025 21:29

1 min de leitura

Alckmin comandará grupo com empresários em oposição à tarifa de Trump
(Imagem de reprodução da internet).

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), declarou nesta sexta-feira (11) que o governo brasileiro apresentará desdobramentos nos próximos dias em reação à tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) designou Alckmin para coordenar o diálogo com o setor empresarial e definir as respostas do Brasil à tarifação anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump.

O governo ainda está definindo a lista de empresários que comporão o comitê, sendo a intenção reunir representantes de todos os setores que possam ser afetados.

Leia também:

Dentre eles, destacam-se para produtores de carne bovina, suco de laranja, café e indústria de tecnologia. A Embraer, fabricante de aeronaves, também deve integrar o grupo.

Além de autoridades governamentais, o setor produtivo estará diretamente envolvido nas discussões, com empresários de diversos ramos da economia — notadamente os mais afetados pela taxa de juros elevada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo irá abordar não apenas estratégias para negociação com os Estados Unidos, mas também alternativas em caso de impasse, como a busca por novos mercados para os produtos brasileiros.

Se não houver acordo, o Brasil adotará medidas de retaliação. “Se não tiver jeito no papo, nós vamos estabelecer a reciprocidade”, afirmou o presidente.

Alckmin considerou a sobretaxa como “totalmente equivocada” e recordou que o Brasil possui uma média de 2,7% de alíquota para produtos americanos. “Nós deveríamos estar reclamando do déficit da balança comercial”, complementou.

Ademais da coordenação com empresários, o governo mobilizou ministérios como Itamaraty, Casa Civil, Fazenda e Relações Institucionais para tratar do caso.

A previsão é buscar uma solução diplomática antes da implementação da tarifa.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.