O vice-presidente, Geraldo Alckmin, cancelou compromissos que teria em São Paulo na segunda-feira (11) e retornará a Brasília para um “compromisso inadiável” às vésperas de o governo federal anunciar o plano de socorro às empresas contra a tarifação dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em São Paulo, Alckmin participaria de um congresso do agronegócio pela manhã e do lançamento de um programa de qualificação para exportações à tarde. Ele já estava na cidade e retornaria à capital federal na segunda-feira de manhã, conforme informado por sua assessoria.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços já havia informado que o anúncio do plano de contingência ocorrerá no início da próxima semana, entre segunda-feira e terça-feira (12).
LEIA TAMBÉM!
A CNN contatou o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) para obter informações sobre a agenda do ministro na capital federal. Não há novas atualizações sobre os compromissos até o momento.
De acordo com outros integrantes da equipe econômica do governo, o plano a ser apresentado foi elaborado sob medida, com diversas ações para múltiplos setores e perfis de empresas. O pacote incluirá medidas de mitigação de curto, médio e longo prazo, conforme declarado pelos governistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Serão incluídas no plano linhas de crédito para setores afetados e a ampliação das compras governamentais, possibilitando que órgãos públicos absorvam mercadorias que deixem de ser exportadas. Cálculos do governo indicam que as tarifas de 50% impactarão aproximadamente um terço das empresas que vendem aos EUA.
Compreenda a política tarifária de Trump sobre o Brasil e seus efeitos na economia.
Fonte por: CNN Brasil