A suspensão foi confirmada pela própria empresa em comunicado na noite de domingo (20).
A Alaska Airlines interrompeu suas operações, cancelando todos os voos, após uma falha de TI que afetou seus sistemas na segunda-feira (20), sem detalhar a origem do incidente, representando a segunda paralisação da frota em menos de um ano.
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Por volta das 20h de domingo (00h00 de segunda-feira, em Brasília), a Alaska Airlines enfrentou uma interrupção de TI que está afetando nossas operações. A empresa solicitou uma parada temporária em solo para todo o sistema de voos da Alaska e da Horizon Air, conforme comunicado por e-mail à Reuters.
A empresa sediada em Seattle declarou que ocorreria algum impacto residual em suas atividades durante a noite, sem apresentar maiores informações.
A Administração Federal de Aviação não respondeu prontamente às solicitações de comentários da Reuters fora do horário comercial.
A página de status da FAA exibiu todos os destinos impactados pela paralisação das aeronaves e pela suspensão das operações.
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Em abril de 2024, a Alaska Airlines suspendeu sua frota completa devido a uma falha no sistema de cálculo de peso e balanceamento das aeronaves, poucos meses após o painel da porta de um Boeing 737 MAX 9 em voo ter se soltado.
A Alaska Air Group opera com uma frota composta por 238 aeronaves Boeing 737 e 87 aeronaves Embraer 175, conforme divulgado em seu site.
Em junho, a Hawaiian Airlines, pertencente ao Alaska Air Group, comunicou que parte de seus sistemas de tecnologia da informação foi alvo de um ataque cibernético. O Alaska Air Group declarou que ainda estava avaliando as consequências financeiras do incidente.
A notícia dos problemas de TI na Alasca chega em um momento em que as empresas de tecnologia Google e Palo Alto Networks alertaram sobre o interesse do grupo de hackers “Scattered Spider” no setor de aviação.
Em junho, a WestJet Airlines, do Canadá, foi vítima de um incidente cibernético não especificado, e em julho, a Qantas, da Austrália, sofreu uma violação de dados, quando um hacker acessou informações pessoais de milhões de clientes.
Ainda não ficou claro se a interrupção atual está relacionada à declaração da Microsoft, no domingo, de que houve “ataques ativos” ao seu software de servidor utilizado por agências governamentais e empresas.
Alasca não respondeu prontamente a uma solicitação de posicionamento sobre se a paralisação estava ligada ao anúncio da Microsoft.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.