“Completamente loucura”. Foi assim que Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e referência global na luta climática, classificou as tarifas de 50% impostas por Donald Trump a produtos brasileiros. A declaração abriu sua participação em uma conferência, nesta sexta-feira, 25, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você está satisfeito aqui. Ele [Donald Trump] acabou de impor tarifas de 50% ao Brasil, e isso é absolutamente insano, evidentemente, e provavelmente não vai durar muito tempo. Há muita irracionalidade, declarou.
Para Gore, a decisão de Trump expõe o peso excessivo das empresas de combustíveis fósseis nas decisões da Casa Branca. “Ele faz o que as grandes corporações comandam”, afirmou, ao criticar o avanço dos interesses privados sobre os rumos da política climática e comercial norte-americana.
LEIA TAMBÉM!
O ex-vice-presidente também destacou o papel estratégico que o Brasil pode desempenhar no enfrentamento da crise climática global. Com mais de 80% de sua matriz elétrica baseada em fontes renováveis, o País, segundo ele, possui uma posição vantajosa para liderar a transição em direção a um novo modelo energético.
A COP30, conferência climática da ONU prevista para novembro em Belém (PA), foi enfatizada por Gore como uma chance histórica para o Brasil exercer uma liderança relevante. “Necessitamos de todas as fontes e ainda dependeremos, por um período, de combustíveis fósseis, mas é imprescindível avançar o mais rápido possível para um perfil energético como o que o Brasil já representa”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital