Ajuda humanitária chega a Gaza após cessar-fogo; Israel permite 600 caminhões diários da ONU

Israel aceita entrada diária de 600 caminhões de ajuda humanitária, operados pela ONU e outros doadores.

11/10/2025 11:05

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ajuda humanitária chega a Gaza com o cessar-fogo

A assistência humanitária começa a ser enviada a Gaza, conforme o cessar-fogo entra em seu segundo dia, de acordo com a agência israelense responsável pela coordenação da ajuda. A COGAT (Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios) confirmou à CNN, neste sábado (11), que caminhões estão acessando o território. A quantidade exata de ajuda não foi imediatamente divulgada.

Como parte do acordo firmado esta semana sobre o cessar-fogo em Gaza e a liberação de reféns, Israel autorizou a entrada diária de 600 caminhões de ajuda humanitária, operados pela ONU e outros doadores. Os veículos trarão principalmente alimentos, equipamentos médicos, suprimentos para abrigos e combustível para operações essenciais, além de gás de cozinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ampliação das operações do PMA

Equipamentos necessários para a reparação de infraestrutura crítica também serão permitidos, conforme informado pela COGAT. Antes do cessar-fogo, uma quantidade de ajuda já estava chegando a Gaza, mas o volume atual deve ser significativamente maior.

Leia também:

O PMA (Programa Mundial de Alimentos) anunciou neste sábado (11) que está ampliando suas operações na região. O programa pretende, nos próximos três meses, alimentar até 1,6 milhão de pessoas com pão, farinha de trigo e cestas básicas familiares.

O PMA planeja aumentar o número de padarias que apoia de 10 para 30 nas próximas semanas, o que deve melhorar consideravelmente o acesso a pão fresco na região.

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.