Airbus Avalia Versão Ampliada do A350
A Airbus está considerando o desenvolvimento de uma versão maior da família de jatos A350, conforme declarado por Christian Scherer, CEO da divisão de aviação comercial, nesta segunda-feira (17). A declaração ocorreu após a Emirates, de Dubai, iniciar discussões sobre jatos bimotores mais robustos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os comentários foram feitos à Reuters logo após a Boeing anunciar que está avaliando uma versão alongada da família 777X, após vender 65 unidades do maior modelo atual para a Emirates no primeiro dia do Dubai Airshow. A Airbus busca competir com o 777-9, que possui 400 assentos e é uma atualização do tradicional 777.
Possível A350-2000 em Análise
Fontes do setor indicam que a ideia de um avião maior pela Airbus já havia sido mencionada anteriormente como A350-2000, em um período em que a Boeing estudava o 777-10X. Ao ser questionado sobre essa possibilidade, Scherer confirmou: “Sim”, e acrescentou que muitos clientes estão solicitando a análise de um modelo maior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele destacou que essa expansão poderia ser uma solução eficaz para atender à demanda crescente. Essa iniciativa também se alinha aos esforços para aprimorar o A350-1000, especialmente para as condições do Golfo, onde os motores tendem a apresentar desgaste mais rápido.
Desempenho do A350-1000 e Relação com a Emirates
A Airbus não conseguiu vender o A350-1000 para a Emirates no Dubai Airshow de 2023, devido a problemas de desempenho do motor Rolls-Royce Trent XWB-97. A companhia aérea optou pelo A350-900, que é menor e mais amplamente utilizado. Scherer expressou satisfação com o desempenho comercial do A350-1000 e afirmou que a Airbus não desistiu da Emirates.
LEIA TAMBÉM!
Ele mencionou que a Emirates está interessada em ver o que um motor atualizado pode oferecer, e a Airbus está pronta para apresentar essas melhorias. A discussão sobre jatos bimotores maiores reacende um debate que se arrasta há mais de uma década entre Airbus e Boeing.
Concorrência entre Airbus e Boeing
Desde o lançamento da família 777X, que enfrentou atrasos significativos, a competição entre as duas fabricantes se intensificou. O A350-1000, embora menor, é mais leve e moderno. A Boeing argumenta que o 777X terá uma economia superior, em parte devido aos novos motores GE9X e às asas de carbono.
A Airbus contesta essa afirmação, argumentando que a Boeing baseia sua economia na inclusão de mais assentos, o que dilui os custos entre mais passageiros. Scherer também mencionou que as tecnologias em um jato maior são fundamentais para a competição.
Analistas, como Rob Morris, observam que os motores desempenharão um papel crucial na disputa, destacando que o GE9X pode ter um potencial de empuxo superior ao do XWB da Rolls-Royce.
