Air India: O que as investigações revelam sobre a queda do avião
Relatório inicial indicou desorganização na sala de comando da aeronave momentos antes do acidente fatal com 260 vítimas.

Um relatório preliminar sobre o acidente de avião da Air India respondeu a uma questão fundamental, porém suscitou outras.
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O voo AI171, logo após sair da pista no mês passado, perdeu potência e caiu em uma área densamente povoada de Ahmedabad, na Índia, ceifando a vida de 242 passageiros e tripulantes a bordo, além de 19 pessoas no chão.
Suspensão de vendas de combustíveis.
A investigação preliminar do Departamento de Investigações de Acidentes Aeronáuticos da Índia (AAIB) indicou que o abastecimento de combustível para ambos os motores foi interrompido nos momentos decisivos, durante a fase de subida da aeronave.
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Condução dos pilotos
Uma investigação da caixa-preta indicou que um dos pilotos questionou o outro sobre o acionamento dos interruptores. O outro piloto refuta a informação. Em seguida, os interruptores do Boeing 787 Dreamliner foram ativados, restabelecendo o fornecimento de combustível.
Ambos os motores foram religados, e um deles iniciou a “recuperação”, conforme o relatório, porém era tarde demais para evitar a queda trágica da aeronave.
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O relatório demonstra a principal causa da queda da aeronave, porém, muitos aspectos permanecem sem explicação. As descobertas não esclarecem como os interruptores de combustível foram acionados para a posição de corte durante o voo, se foi intencional, acidental ou se ocorreu uma falha técnica.
Nos Boeing 787 Dreamliners, os interruptores de combustível estão localizados entre os dois assentos dos pilotos, imediatamente atrás das manetes de aceleração da aeronave.
São protegidos nas laterais por uma barra de metal. Os controles exigem que o operador levante fisicamente a alavanca do interruptor para cima e utilize um detentor – uma trava – pois são projetados para que não possam ser acionados acidentalmente.
Geoffrey Dell, especialista em segurança aérea que conduziu inúmeras investigações de acidentes aéreos, considera difícil entender como ambos os interruptores podem ter ocorrido por engano.
É necessário realizar pelo menos duas ações para cada um, declarou ele à CNN. “É preciso puxar o interruptor na sua direção e depois empurrá-lo para baixo. Não é algo que se pode fazer por engano.”
Dell considerava “bizarro” que um piloto cortasse intencionalmente o combustível de ambos os motores logo após a decolagem, afirmando que “não há nenhum cenário no planeta em que isso seria feito imediatamente após a decolagem”.
Dell observou: “É o tipo de coisa que você faz quando estaciona o avião no final do voo… Você se conecta ao terminal e desliga os motores.”
Declarações dos pilotos
Em declarações à Reuters, ex-piloto Ehsan Khalid alertou contra a atribuição de culpa aos pilotos. “O relatório é conclusivo apenas ao afirmar que o acidente ocorreu porque ambos os motores perderam potência.”
Ele acrescentou: “Os pilotos sabiam que a potência do motor da aeronave havia sido perdida e também sabiam que não tomaram nenhuma atitude para causar isso”.
Um relatório completo não deverá estar disponível nos próximos meses e o Ministro da Aviação Civil da Índia, Ram Mohan Naidu, declarou: “Não vamos tirar conclusões precipitadas neste momento”.
A Air India admitiu ter recebido o relatório e afirmou que continuará cooperando com as autoridades na investigação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.