Agentes federais utilizam gás lacrimogênio em confronto com multidão em Chicago

Funcionários seguiam orientação do presidente americano Donald Trump para intensificar a aplicação da lei federal na prevenção ao crime.

15/10/2025 9:43

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Confrontos em Chicago com Agentes Federais

Imagens aéreas capturadas na terça-feira (14) revelaram agentes federais envolvidos em intensos confrontos com membros da comunidade na zona sul de Chicago, nos Estados Unidos. Os agentes estavam seguindo as diretrizes do presidente Donald Trump, que visa fortalecer a aplicação da lei federal para combater o crime.

Os confrontos resultaram no uso de gás lacrimogêneo e na destruição de um veículo que supostamente foi utilizado pelos agentes durante uma perseguição para prender um homem.

Resistência da Comunidade

A situação se intensificou quando os membros da comunidade reagiram, lançando bombas de gás lacrimogêneo contra os agentes. A atuação do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) em Chicago encontrou oposição do prefeito democrata Brandon Johnson e do governador JB Pritzker, também democrata.

Leia também:

No início deste mês, Johnson assinou uma ordem que proíbe os agentes do ICE de utilizarem propriedades da cidade como locais para operações, e várias empresas locais exibiram placas indicando que seus estabelecimentos não são permitidos para a agência.

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.