Agentes da polícia britânica detiveram três indivíduos acusados de espionagem em favor da Rússia

Um grupo composto por um homem de 41 anos, um homem de 46 anos e uma mulher de 35 anos foi acusado de colaborar com um serviço de inteligência de um paí…

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A polícia britânica anunciou, na quinta-feira (18), a detenção de três indivíduos sob suspeita de atuarem como espiões em favor da Rússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um homem de 41 anos, um homem de 46 anos e uma mulher de 35 anos foram detidos sob suspeita de colaborar com um serviço de inteligência estrangeiro no condado de Essex, a nordeste de Londres, de acordo com um comunicado da Polícia Metropolitana de Londres.

Foram presos como parte de uma investigação antiterrorista relacionada a suspeitas de violações da Lei de Segurança Nacional, conforme divulgado em comunicado, e encaminhados a uma delegacia de polícia em Londres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A polícia conduziu buscas em dois locais em Essex. Três indivíduos foram soltos após a assinatura de fiança, e a investigação segue em andamento, conforme relatado pelas autoridades.

A CNN contatou a embaixada russa em Londres para obter uma declaração.

LEIA TAMBÉM!

O comandante Dominic Murphy, chefe do Comando Antiterrorismo, afirmou: “Através de nosso recente trabalho de caso de segurança nacional, observamos um número crescente de indivíduos que classificamos como ‘proxies’ sendo recrutados por serviços de inteligência estrangeiros.”

Murphy mencionou como exemplo um incêndio recente em um depósito gerenciado por um ucraniano em Leyton — uma cidade no leste de Londres — realizado por indivíduos agindo em nome do Grupo Wagner da Rússia.

Contudo, ressaltou que as prisões de quinta-feira não estavam ligadas a essa investigação.

As relações entre o Reino Unido e a Rússia se deterioraram após o lançamento da invasão em larga escala na Ucrânia, com o Kremlin rejeitando alegações anteriores de espionagem.

Diversos países europeus denunciaram a Rússia por conduzir ações de espionagem e sabotagem.

A Lituânia acusou a Rússia de estar responsável pelas explosões em encomendas transportadas pela DHL e DPD na Europa em 2024, visando provocar detonações em voos de carga destinados aos Estados Unidos.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.

Sair da versão mobile