Agência Moody’s reclassifica a nota da Argentina, indicando uma perspectiva considerada estável
Agência de classificação de risco aponta reformas econômicas implementadas durante o governo de Javier Milei.

A agência de classificação de risco Moody’s elevou nesta 5ª feira (17.jul.2025) a nota de crédito de longo prazo da Argentina de Caa3 para Caa1. Na prática, houve um aumento de 2 patamares. Além disso, a agência alterou a perspectiva da avaliação de “positiva” para “estável”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A avaliação mantém a Argentina no patamar especulativo. Isso implica que existe um risco elevado de o país não cumprir suas obrigações financeiras. Leia o relatório integral, em inglês (PDF – 133 kB).
A posição fiscal equilibrada representa uma ruptura com a longa história de domínio fiscal e financiamento do déficit pelo Banco Central da Argentina, indicando que a recuperação atual provavelmente será mais duradoura.
Leia também:

Jorge Carrascal, que se juntou ao Flamengo, como joga?

Jota recebe homenagem no Salão da Fama de Wolverhampton

Trump ordena divulgação de depoimentos à Justiça no caso Epstein
A agência projetou um crescimento real do PIB argentino de 4% em 2025 e 3,5% em 2026.
O que diz a Moody’s
O relatório aponta para um processo de desinflação em andamento, que se deve a uma mudança intensa na política fiscal e macroeconômica, bem como às reformas econômicas que visam eliminar distorções de mercado e atrair investimentos reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência também menciona a flexibilização cambial argentina. Em abril de 2025, as equipes do FMI e o governo do presidente Javier Milei (La Libertad Avanza, direita) chegaram a um acordo para que o país obtivesse um empréstimo de US$ 20 bilhões.
O anúncio do novo aporte ocorre após o país flexibilizar o controle cambial para pessoas físicas, implementado em 2019. Era uma exigência da instituição financeira para conceder o aporte.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.