A Fitch manteve o rating de longo prazo em moeda estrangeira da Índia em “BBB-”, com perspectiva positiva. A agência justificou a classificação pelo crescimento econômico “robusto” e pelas finanças externas “sólidas” do país asiático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição observa o fortalecimento da capacidade indiana de assegurar expansão econômica com estabilidade macro e uma melhora na credibilidade fiscal.
A análise indica que esses fatores devem sustentar o crescimento de indicadores como o Produto Interno Bruto per capita e aumentam a chance de uma trajetória de redução da dívida no médio prazo.
LEIA TAMBÉM!
Ainda assim, as métricas fiscais representam uma fragilidade para o crédito, com déficits, dívida e serviço da dívida elevados em comparação com os pares ‘BBB’, pondera.
Métricas estruturais defasadas, incluindo indicadores de governança e PIB per capita, também limitam a classificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Fitch prevê que o PIB da Índia aumentará 6,5% no ano fiscal terminado em março de 2026, superior à média de países com rating similar, que é de 2,5%.
A agência considera a taxa total de 50% divulgada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para o país asiático como um “risco descendente moderado”, ainda que preveja que as negociações diminuam a alíquota.
Fonte por: CNN Brasil