O consumo nos EUA desacelerou consideravelmente na primeira metade de 2025, em comparação com o ritmo expressivo verificado no final de 2024, conforme apurado pela Fitch Ratings.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A avaliação de risco aponta que a maior incerteza na política comercial e a instabilidade do mercado de ações diminuíram o otimismo e a confiança dos consumidores, resultando em uma queda nos gastos das famílias.
À medida que os repasses de custos associados a tarifas sobre produtos elevam a pressão inflacionária, a economia pode seguir um caminho estagflacionário ainda em 2024, afirma Olu Sonola, chefe de Pesquisa Econômica dos EUA na Fitch.
LEIA TAMBÉM!
Prevê-se que os preços mais elevados impactem inicialmente as categorias de produtos, afetando os gastos do consumidor antes do período natal.
O aumento das despesas dos consumidores atingiu 0,5% no primeiro trimestre de 2025 e 1,4% no segundo trimestre, situando-se abaixo dos 3,7% registrados no terceiro trimestre de 2024 e dos 4,0% do quarto trimestre anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Fitch prevê que o crescimento dos gastos do consumidor alcance uma média de 1,8% em 2025-2026, uma redução expressiva em comparação com os 2,8% registrados em 2024.
Estudo revela diferença nos impactos do trabalho sobre a saúde mental.
Fonte por: CNN Brasil