Um incêndio florestal no sul da França, provocado por ventos de até 70 quilômetros por hora, resultou no fechamento do aeroporto de Marselha-Provença na terça-feira (8), conforme declarado por um porta-voz, impactando as viagens no momento em que o período de férias de verão se inicia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A corporação do Corpo de Bombeiros comunicou na quinta-feira (3) que 168 bombeiros foram acionados para combater as chamas próximas a Les Pennes-Mirabeau, ao norte de Marselha, a segunda maior cidade da França. Veículos e helicópteros de combate a incêndio estão sendo empregados.
A prefeitura de Provença-Alpes-Costa Azul publicou no X: “A população deve permanecer confinada em áreas residenciais. Feche as janelas e portas, mantenha sua propriedade livre para serviços de emergência e não trafegue nas estradas.”
LEIA TAMBÉM!
Os ventos fortes causaram a evacuação de Les Pennes-Mirabeau, conforme relatado pela BFM TV, emissora da CNN, com base em depoimentos de moradores locais. Os ventos eram visíveis em árvores e nos repórteres.
O diretor do aeroporto de Marselha informou que as aeronaves não decolaram nem pousaram após o meio-dia, no horário local, e que alguns voos foram redirecionados para Nice, Nimes e outros aeroportos da região. Não há previsão de quando o aeroporto será reaberto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um residente informou que percebia o odor de incêndio no centro de Marselha e que a fumaça abrangia áreas da cidade.
O incêndio está se propagando, comunicou a prefeitura de Marselha no X. “Evitem todas as atividades ao ar livre e não obstruam as vias de acesso de emergência. Acompanhem as instruções e mensagens de alerta”, complementou.
Um incêndio florestal iniciado perto de Narbonne, no sudoeste da França, na segunda-feira (7), permanecia ativo, devido a ventos de 60 quilômetros por hora. Até o momento, 20 quilômetros quadrados já foram devastados, segundo a prefeitura local.
Fonte por: CNN Brasil