Israel realizou ataques aéreos na manhã desta quarta-feira (18.jun.2025) utilizando 50 aeronaves contra alvos militares no Irã, incluindo instalações de produção de mísseis e centrífugas (dispositivos empregados para o enriquecimento de urânio).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da FDI (Forças de Defesa de Israel), divulgadas no X, a ação foi direcionada a alvos específicos no território iraniano, com foco na região de Teerã, capital do país persa.
O Exército de Defesa Israelense atacou uma instalação de produção de centrífugas e várias fábricas de fabricação de armas na área de Teerã, componentes-chave dos programas nuclear e de mísseis de Israel.
LEIA TAMBÉM!
Lula decreta isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda limitada a dois salários mínimos
Executivo de Trump critica Moraes e afirma existência de “deterioração” dos direitos humanos no Brasil
O TCU (TCU) iniciou uma apuração sobre a existência de uma sala VIP em aeroporto destinada a ministros do TST (TST)
Mais de 50 caças IAF foram alvos.
A instalação para produzir centrífugas utilizada para enriquecer urânio além de…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exército de Defesa de Israel (@IDF) 18 de junho de 2025
De acordo com as informações divulgadas pelas forças militares israelenses, os alvos foram:
Uma explosão na fábrica de mísseis balísticos de Khojir, perto da capital iraniana, durante a madrugada, gerou pânico entre moradores de Teerã. O ataque ocorreu por volta das 5h, horário local – 22h de terça-feira (17.jun) no horário de Brasília.
O ministro de Relações Exteriores israelense, Gideon Saâar, afirmou que o Irã teria como objetivo “um plano estratégico para eliminar Israel”.
As autoridades não forneceram informações sobre possíveis vítimas ou a magnitude dos danos causados pelos ataques às instalações iranianas.
A Agência Internacional de Energia Atômica confirmou que duas usinas associadas à fabricação de centrífugas de enriquecimento de urânio no Irã foram destruídas.
Até a noite de terça-feira (17.jun), aproximadamente 20% dos 10 milhões de moradores de Teerã já haviam fugido. A informação foi divulgada pelo embaixador do Irã em Portugal, Majid Tafreshi, durante entrevista à rede portuguesa SIC.
O presidente americano, Donald Trump (partido Republicano), ameaçou o líder do Irã, aiatolá Ali Khamenei. Em publicação na Truth Social, declarou que Khamenei é um “alvo fácil”, porém não o atacará “por enquanto”.
Fonte por: Poder 360