Advogado de Rubio menciona Moraes em comentário sobre carta de Trump ao Brasil
Darren Beattie afirma que o aumento tarifário do presidente dos EUA é uma “consequência” ao que classificou como “ataques” a Bolsonaro.

O subsecretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, responsável pela área de Diplomacia Pública, Darren Beattie, criticou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, pelos “ataques ao [ex-presidente] Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio norte-americano”. A declaração foi feita no perfil oficial do órgão no X (ex-Twitter), que atualmente é liderado por Marco Rubio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Donald Trump, então chefe do Executivo dos EUA (Partido Republicano), aplicou a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros como uma “retaliação” ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências já muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques à liberdade de expressão e ao comércio americano. Tais ataques são uma vergonha e estão muito além da dignidade das tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos observando atentamente.
Leia também:

Bolsonaro admitiu plano de golpe ao considerar medida autoritária, afirma PGR

Ministério Público aponta inconsistências e propõe redução de vantagem para Eduardo Bolsonaro em acordo de delação

Preços de aluguéis aumentam acima da inflação, com elevação de 5,6% nos primeiros seis meses
Em carta ao presidente Lula, Trump comunicou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando o respeito “profundamente” demonstrado pelo governo brasileiro ao ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
“A maneira como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, declarou Trump. “Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente dos EUA afirmou que o aumento das tarifas se deve, em parte, aos ataques do Brasil às “eleições livres e aos direitos fundamentais de expressão”.
Trump afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) divulgou “centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS” a plataformas de mídia dos EUA. Ele alegou que a Corte ameaçou as empresas com multas em “milhões de dólares” e expulsão do mercado brasileiro.
A partir de 1º de agosto de 2025, as tarifas de 50% se aplicarão a todos os produtos brasileiros destinados aos Estados Unidos.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.