O senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) na quarta-feira (30) com o objetivo de impedir sua prisão após retornar ao Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A defesa do senador busca impedir sua prisão devido ao descumprimento de uma ordem judicial. O político estava seguindo medidas protetivas e seus documentos de viagem foram bloqueados.
O ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas, cartões e chave Pix do ex-vereador Do Val, em razão de sua viagem aos Estados Unidos utilizando o passaporte diplomático.
LEIA TAMBÉM!
No vídeo divulgado nas redes sociais, após as novas medidas de Moraes, o senador afirmou não ter fugido do país.
O senador afirmou não ter motivos para fugir, não sendo alvo de nenhum processo ou denúncia criminal. A tentativa de Alexandre de Moraes de suspender seu passaporte, segundo ele, constitui uma violação e um crime contra a Constituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O senador comunicou ao Senado, em 7 de julho, que deixaria o país e se deslocaria para os Estados Unidos.
A informação sobre a viagem aos Estados Unidos foi primeiramente divulgada pelo UOL e posteriormente confirmada pela CNN.
Em agosto do ano anterior, a Polícia Federal esteve em um endereço do senador em Vitória para apreender seus passaportes, incluindo o diplomático, mediante ordem do STF. Na ocasião, os documentos não foram encontrados.
Em 2025, o Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, negou o recurso do senador e manteve o bloqueio e a ordem de apreensão dos passaportes.
Fonte por: CNN Brasil