Adoniran Barbosa atingiria 115 anos de idade nesta quarta-feira (6)

O artista morreu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos, durante o tratamento de um enfisema.

06/08/2025 15:41

3 min de leitura

Brasil, São Paulo, SP, 22/08/1974. O cantor e compositor Adoniram Barbosa durante show em São Paulo. Pasta: 7.457 - Negativo: 74.5390 - Crédito:SOLANO DE FREITAS/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:168391
Brasil, São Paulo, SP, 22/08/1974. O cantor e compositor Adonira...

Na data em que aniversário do compositor Adoniran Barbosa completam 115 anos, a Galeria do Rock realiza uma homenagem com a participação da cantora Marcia Mah, que apresenta um show curto e a exibição do curta-metragem Saudosa Floresta, em celebração dos 70 anos da canção Saudosa Maloca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação é gratuita e acontece nesta quarta-feira (6), no Espaço Arena Galeria, a partir das 18h. Também haverá uma exposição de objetos de Adoniran Barbosa, que fazem parte do acervo particular de Cassio Pardinio.

A animação narra a trajetória de João Rubinato, inspiração em Adoniran Barbosa, e Sabiá Laranjeira, ave símbolo do Brasil e da biodiversidade dos biomas brasileiros, em um contexto de desmatamento e escassez de moradia. O projeto foi desenvolvido pela artista Marcia Mah, pelo cartunista Barão do Pirapora, pelo cineasta Juca Mencacci, pelo músico Luiz Anthony, por Maurício Nogueira e pelo ator Alexandre Franklin.

Leia também:

João Rubinato, filho de imigrantes italianos, nasceu na cidade de Valinhos, interior de São Paulo. Interrompeu os estudos no primário para trabalhar. Trabalhou como tecelão, balconista, pintor de paredes e até garçom. Após conseguir um emprego na capital paulista, aos 22 anos, começou a participar de programas de calouros em rádios. Em 1941, foi trabalhar na Rádio Record como ator cômico e locutor. Foi lá que conheceu o grupo Demônios da Garoa, com quem teve longa e próspera parceria.

Optando por Adoniran em vez do nome idealizado, em homenagem ao amigo Luiz Barbosa, o sambista, tornou-se um dos compositores mais relevantes do Brasil e uma das vozes mais emblemáticas da comunidade italiano-paulistana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adoniran é o autor dos sucessos Trem das Onze, Samba do Arnesto e Tiro ao Álvaro, canções que evidenciam sua conexão intensa e pessoal com o centro de São Paulo, área que o motivava com a rotina de operários, botequins e encontros amorosos para a composição de suas músicas.

A sua característica marcante, a pronúncia incorreta de palavras, era a maneira como Adoniran se conectava com o público. Em “Samba do Arnesto” essa estética se manifesta com os versos “o Arnesto nos convidou / Prum’ samba, ele mora no Brás / Nós fumos, não encontremos ninguém / Nós vortermos com uma baita de uma reiva / Da outra vez, nós não vai mais / Nós não semos tatu”.

A música foi lançada em seu segundo álbum, em 1975, após ter sido censurada durante o período ditatorial, devido à utilização de linguagem considerada inadequada nos meios de comunicação.

Em certas ocasiões, a poesia do compositor se manifesta em um jogo de palavras, como o apaixonado Álvaro, que também é um jogo de palavras com “alvo” em Tiro ao Álvaro. O personagem é o alvo certo das balas disparadas pelo olhar da moça, mais letais que “veneno estriquinina” e “bala de revolver”.

A partir dessa poesia, direcionada às camadas menos favorecidas da população, Adoniran contava histórias de eventos diários que, por vezes, alcançavam a crítica social, como no despejo de Saudosa Maloca. “Peguemos todas nossas coisas e fumo pro meio da rua, apreciemos a demolição/ Que tristeza que nós sentia/ Cada tábua que caía, doía no coração”, compôs Adoniran, dando voz aos sem-teto que observavam a derrubada do imóvel onde tinham vivido nos últimos anos.

Adoniran Barbosa morreu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos. Estava hospitalizado no Hospital São Luiz, devido a um enfisema pulmonar. O sepultamento ocorreu no Cemitério da Paz, em São Paulo.

Qual o motivo pelo qual as canções que ouvimos na adolescência influenciam nossa existência?

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)