Anunciada nesta quinta-feira (28), uma proposta de venda por US$ 825 milhões, após os ataques russos a Kiev.
O governo Trump autorizou a venda de 3.350 mísseis de Munição de Ataque de Alcance Estendido (ERAM) para a Ucrânia, oferecendo a Kiev uma arma estratégica, diante dos ataques da Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A oferta de venda por US$ 825 milhões foi divulgada nesta quinta-feira (28) em um cenário onde os esforços diplomáticos para finalizar a guerra ainda não surtiram efeito, após uma noite de ataques russos na capital ucraniana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do governo dos EUA ter autorizado uma série de vendas de equipamentos para reforçar as armas já existentes, trata-se da primeira grande venda de armas novas para a Ucrânia anunciada pela Casa Branca.
Uma fonte próxima informou que, caso a venda seja finalizada conforme o esperado, os mísseis – que possuem um alcance de 240 a 450 quilômetros – poderão ser entregues ainda este ano. Não está claro se haverá restrições ao seu uso.
O comunicado do Departamento de Estado informou que a Ucrânia utilizará financiamento da Dinamarca, Holanda e Noruega, além de financiamento militar estrangeiro dos Estados Unidos para tal aquisição.
Ele afirmou: “O ERAM é um exemplo de trabalho conjunto com nossos aliados da OTAN para desenvolver um sistema capaz e escalável, que pode ser entregue em um prazo rápido”.
A transação proposta sustentará os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos, fortalecendo a segurança de um país parceiro que representa uma força para a estabilidade política e o desenvolvimento econômico na Europa.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.