Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Adaptação teatral de “O Tempo e o Vento” de Erico Verissimo será apresentada para crianças em Porto Alegre

Adaptação teatral de “O Tempo e o Vento” de Erico Verissimo será apresentada para crianças em Porto Alegre

A apresentação de julho apresenta a narrativa de um filhote que se comunica através de sons musicais provenientes de seu interior.

Por: Sofia Martins

18/07/2025 21:35

4 min de leitura

Adaptação teatral de “O Tempo e o Vento” de Erico Verissimo será apresentada para crianças em Porto Alegre
(Imagem de reprodução da internet).

O Teatro de Câmara Tulio Piva, em Porto Alegre, apresenta, nos dias 19, 20, 26 e 27 de julho, às 16h, a peça infantil *O Urso com Música na Barriga*, baseada no livro homônimo de Erico Verissimo, publicado em 1938. A apresentação é voltada para o público de 2 a 8 anos e é realizada pela companhia Atimonautas, que emprega a linguagem do teatro de animação para interpretar os personagens do Bosque Perdido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acompanha a rotina da família de ursos, composta pelo Sr. Urso-Pardo, Dona Ursa-Ruiva e seu filho, o Urso-Maluco. Quando optam por adquirir um novo filhote, o Urso-Maluco envia uma carta confidencial à Cegonha-Cor-de-Rosa, solicitando um irmão com música na barriga. O nascimento do novo ursinho, que se manifesta por sons melodiosos provenientes de seu corpo, altera a vida da família e desencadeia uma série de descobertas.

A peça trata, de forma lúdica, assuntos como diversidade, inclusão, obstáculos na comunicação e a experiência de conviver com as diferenças. Com duração de 45 minutos, a produção emprega bonecos de diversos tipos – incluindo aqueles para manipulação direta, vestimenta e marionetes – para explorar as atmosferas presentes na obra de Verissimo, reconhecido como um marco da literatura infantil brasileira.

Leia também:

Blog post image

Deputado do PL menciona o 1964 e solicita intervenção das Forças Armadas após incidente com tornozeleira envolvendo Bolsonaro

Blog post image

Consumir proteínas de origem vegetal oferece diversos benefícios à saúde

Blog post image

Bolsonaro interrompe entrevista por motivo do recolhimento domiciliar no primeiro dia

A direção é assinada por Arlete Cunha, atriz com trajetória reconhecida na cena teatral de Porto Alegre. A trilha sonora original foi composta por Ricardo Pavão e interpretada por instrumentistas como Betânia Demétrio (flauta doce) e Ingrid Locks Schmitt (saxofone). A iluminação está a cargo de Vinícius Lopes, que buscou compor uma ambientação visual alinhada à proposta estética da montagem.

Para Alberto Vermelho, ator e manipulador de bonecos, o interesse do público infantil é instantâneo. Ele relata que as crianças reagem com espanto e encantamento ao que ocorre no palco, frequentemente respondendo como um coro com exclamações como: “Cuidado!”, “Ai que lindo!”, “Sim sim, não não!”, “Ohhhhh!”. Segundo ele, o teatro de bonecos é uma ferramenta poderosa para abordar temas delicados com leveza e profundidade. “Quando os bonecos entram em cena, as crianças imediatamente se conectam a eles. Acreditam que eles existem, que estão vivos.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O artista ressalta que a interação é intensa durante as apresentações. “Sempre é lindo ver a conexão dos pequenos com os bonecos. Nós que estamos no palco sempre ficamos encantados com a reação, com os gritos, com o encantamento do público. Às vezes as crianças até xingam o boneco que está aprontando alguma artimanha no palco, dizendo “isso não pode, não é assim””, afirma.

Segundo Vermelho, o espetáculo também oferece espaço para reflexões importantes sobre a forma como lidamos com as diferenças. “Outra coisa importante de se alimentar é que a obra de Erico Verissimo trata de um ursinho que se comunica pelos sons que emanam de sua barriga. Traçando um paralelo para os dias de hoje, esse ursinho é uma criança especial, uma criança que por vezes enfrenta dificuldades de comunicação, uma criança com necessidades especiais. E a linguagem do teatro de bonecos traz leveza para abordar um tema tão relevante para os dias atuais.”

Esta é a primeira vez que o livro recebe adaptação teatral por uma companhia. A obra já havia sido apresentada em sessões educativas em 2016, por meio de um projeto financiado pelo Fumproarte. Agora, retorna aos palcos em uma breve temporada com sessões abertas ao público.

O grupo Atimonautas, responsável pela encenação, iniciou sua trajetória em 2005 a partir da articulação de artistas, educadores e técnicos reunidos durante o Fórum Social Mundial. O coletivo tem como base o teatro de animação contemporâneo e desenvolve seus processos criativos a partir de experimentações com bonecos, luz e som.

Além das apresentações abertas, o grupo informa que crianças até 24 meses não pagam ingresso, desde que permaneçam no colo dos responsáveis. A partir de 2 anos e 1 dia, é cobrada meia-entrada mediante documento oficial.

Serviço

O Urso com Música na Barriga

Teatro Câmara Tulio Piva (Rua da República, 575 – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS)

19, 20, 26 e 27 de julho, às 16h.

Classificação: Livre (indicado para crianças de 2 a 8 anos)

Duração: 45 minutos

Fonte por: Brasil de Fato

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Adaptação teatralErico VerissimoPorto Alegre criançasTeatro Câmara Tulio PivaUrso com Música na Barriga
Foto do Sofia Martins

Autor(a):

Sofia Martins

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Imagem do post

Mais Notícias

Bolsonaro interrompe entrevista por motivo do recolhimento domiciliar no primeiro dia

19/07/2025 0:37 | 1 min de leitura

● Chelsea zomba de contratação do Liverpool, rival na Inglaterra

19/07/2025 0:35 | 1 min de leitura

● A aplicação da Lei Magnitsky contra o Brasil é provável, afirma Garman ao WW

19/07/2025 0:33 | 1 min de leitura

● Israel intercepta foguetes do Iêmen; alarmes soaram no país

19/07/2025 0:31 | 1 min de leitura

● Estados Unidos solicitam a revogação imediata da autorização de visto de Alexandre de Moraes

19/07/2025 0:29 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!