Acusação de interferência no país justifica pedido de destituição do presidente, afirma ganhador do prêmio
Paul Krugman considera “perversa” e “megalomaníaca” a decisão de Trump de impor tarifas de 50% aos produtos brasileiros.

O ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, considerou “perversa” e “megalomaníaca” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Ele afirmou que a ação “representaria motivo suficiente para um processo de destituição”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao anunciar a classificação do Brasil na quarta-feira (9.jul.2025), Trump cita como justificativa o tratamento que o governo brasileiro dispensou ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem declarou respeitar “profundamente”. Ele afirmou que o processo judicial do ex-presidente no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado é uma “caça às bruxas” e não deveria ter ocorrido.
Krugman, em sua página no Substack, plataforma online que permite a criadores de conteúdo publicar textos e newsletters, declarou que Trump “está tentando usar as tarifas para ajudar outro aspirante a ditador”.
Leia também:

Associação negocia e conclui acordo com a empresa após o desligamento de mil trabalhadores

Estados Unidos permitem o retorno de funcionários diplomáticos ao Iraque

Militantes do MAB de Bahia são libertados da detenção no Rio de Janeiro após 60 dias
Ele escreveu: “Observe que Trump apenas tenta disfarçar que existe uma justificativa econômica para essa medida. Trata-se unicamente de punir o Brasil por colocar Jair Bolsonaro sob julgamento”.
O economista afirmou que a medida era megalomanística, devido ao fato de que o Brasil possui mais de 200 milhões de habitantes e suas exportações para os EUA representam menos de 2% do Produto Interno Bruto brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele questionou se Trump realmente acredita que pode usar tarifas para intimidar uma nação extensa, que sequer depende significativamente do mercado norte-americano, a ponto de fazê-la abandonar a democracia.
De acordo com Krugman, a ação poderia configurar motivo para o impeachment do presidente americano.
“Se ainda tivéssemos uma democracia funcional, essa investida contra o Brasil, por si só, já seria motivo suficiente para um processo de destituição”. “Estamos vendo mais um passo terrível na espiral de decadência do nosso país”, disse.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.