Acordo assegura a permanência de moradores do Horto no Jardim Botânico do Rio

O embate persistia há pelo menos quatro décadas.

15/08/2025 10:04

2 min de leitura

Acordo assegura a permanência de moradores do Horto no Jardim Botânico do Rio
(Imagem de reprodução da internet).

O governo federal, em audiência pública realizada nesta quinta-feira 14, determinou a aprovação da versão preliminar do acordo coletivo que assegurará a permanência da Comunidade do Horto Florestal em área pertencente ao Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os termos essenciais do acordo histórico já haviam sido estabelecidos em maio, momento em que foram definidas as orientações para a manutenção da maior parte da comunidade na área federal, que é ocupada de forma ininterrupta por 621 famílias.

O desentendimento persistia há pelo menos quatro décadas e a resolução contou com a participação fundamental do Ministério Público Federal (MPF) para conscientizar os órgãos públicos sobre a viabilidade de conciliar o meio ambiente, o direito à moradia e o patrimônio público.

Leia também:

As versões preliminares do acordo coletivo foram aprovadas pelo governo federal. Posteriormente, a Comissão de Soluções Fundárias, órgão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), examinará o processo e a viabilidade de sua homologação. Após o acordo coletivo, poderão ser firmados acordos individuais nos processos judiciais.

A equipe trabalhadora respondeu ao requerimento do Ministério Público Federal (MPF) e foi coordenada pela Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A participação no grupo contou com moradores da comunidade, representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico.

A acusação busca, desde 2021, por meio de audiências públicas e negociações, compreender os conflitos na região e as demandas dos moradores, visando uma solução consensual para o problema.

O órgão atuou e diligenciou na criação, em 2023, de um grupo de trabalho por parte do governo federal para acompanhar a questão, o que resultou na elaboração do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) sobre o Horto Florestal do Rio de Janeiro pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)