Acompanhe a transmissão do julgamento de Bolsonaro e demais acusados no momento central do processo do golpe
O Supremo Tribunal Federal iniciará a análise do caso na manhã de terça-feira, 2.

A partir desta terça-feira, será julgado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete de seus principais colaboradores, acusados de compor o núcleo fundamental da tentativa de golpe de Estado em 2022. O julgamento contará com transmissão ao vivo, e você poderá acompanhar pelo canal da CartaCapital no YouTube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A produção das imagens será realizada pela TV Justiça, canal ligado ao Supremo Tribunal Federal (STF). A primeira sessão ocorrerá das 9h às 12h de terça-feira. No mesmo dia, outra sessão está agendada para as 14h, com previsão de conclusão até as 19h.
Há também sessões na quarta-feira 3 (das 9h às 12h); na terça-feira 9 (9h às 12h); na quarta-feira 10 (9h às 12h e das 14h às 17h) e na sexta-feira 12 (9h às 12h e das 14h às 19h). Todas as audiências serão transmitidas ao vivo.
Leia também:

Congresso enfrenta “semana de tensão” com o julgamento envolvendo Bolsonaro e o colapso da Proposta de Emenda à Constituição que visava proteger o ex-presidente

O recente esforço do governo Bolsonaro de invalidar decisões do STF

STF julga que decisões da Operação Lava Jato contra o ex-senador Paulo Bernardo foram ilegais
Como será o julgamento
Nos primeiros dois dias do julgamento estão programadas as manifestações da acusação e da defesa. Na terça e quarta-feira da próxima semana, ocorrerá a apresentação dos ministros responsáveis pelo processo. Já na sexta-feira, espera-se a definição das sentenças.
A sessão julgamento será conduzida pela Primeira Turma do STF, com os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux, além da ministra Carmen Lúcia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de Bolsonaro, são réus no núcleo 1 da trama:
Os membros do núcleo são acusados dos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. Se somadas, as penas podem atingir 43 anos de prisão.
O deputado federal Ramagem possui imunidade parlamentar, o que permite que parte da ação contra ele tenha sido suspensa. Ele não é acusado dos crimes de dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado, que estão relacionados ao ocorrido no dia 8 de janeiro de 2023.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)