O Supremo Tribunal Federal (STF) começou na terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo da Ação Penal 2668. Este julgamento versa sobre sua suposta tentativa de golpe de Estado e incitação contra o regime democrático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acompanhe agora no FDR.
O caso é um dos mais relevantes da história recente do país, podendo determinar o futuro político do ex-mandatário.
LEIA TAMBÉM!
A transmissão está disponível em tempo real pelo canal oficial do STF no YouTube e pela TV Justiça, além da transmissão do FDR.
O brasileiro tem acesso à cobertura completa de veículos de imprensa, que apresentam a íntegra das discussões em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As atividades foram distribuídas em diversas sessões, com programação nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Na terça-feira, as apresentações iniciaram às 9h e prosseguirão às 14h, na sessão plenária da Primeira Turma.
O motivo da ação penal 2668
Bolsonaro é acusado de liderar e incitar atos antidemocráticos que levaram, em seguida, aos ataques de 8 de janeiro de 2023.
O Ministério Público Federal (MPF) alega que o ex-presidente agiu para minar as instituições, em especial o Poder Judiciário e o sistema eleitoral.
A decisão dependerá dos votos dos cinco ministros que integram a Primeira Turma do STF, podendo levar à condenação, absolvição ou ao pedido de vista, adiando a análise do caso.
Além da relevância jurídica, o processo mobiliza significativo interesse político e social, visto que Bolsonaro permanece como uma figura central da oposição.
O resultado poderá ter impacto direto nas eleições municipais de 2026 e na reorganização da direita brasileira.
Recomenda-se que o público acompanhe a sessão pelas transmissões oficiais, assegurando acesso às informações de maneira completa e transparente.
Fonte por: FDR