Ações da Embraer desabam com perdas de até 8,41%; confira as principais quedas na B3

Trump anunciou na quarta-feira (9.jul) tarifa de 50% sobre os produtos exportados pelo Brasil aos EUA. O anúncio impacta ações nesta quinta-feira.

10/07/2025 12:05

2 min de leitura

Tabelas, gráficos, bolsa de valores, indice, anotasções, pesquis...

As ações da Embraer despuseram-se em 8,41% nesta quinta-feira (10.jul.2025) após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de tarifas de 50% sobre os produtos exportados do Brasil para o país norte-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Às 8h34, na pré-abertura do mercado de ações de Nova York, as ADRs (Recebimentos Depositários Americanos) da Embraer desabavam 6,31%. O Poder360 informou que as aeronaves e outros equipamentos representaram 6,7% do total exportado pelo Brasil para os Estados Unidos.

Leia as principais quedas registradas às 10h45 desta quinta-feira (10.jul):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou na quarta-feira (9.jul) que o Brasil implementará a Lei de Reciprocidade Econômica (15.122 de 2025) em resposta à imposição tarifária.

Leia também:

A utilização de qualquer aumento de tarifas de forma isolada será analisada à luz da Lei Brasileira de Reciprocidade Econômica, declarou Lula em comunicado publicado em sua página no X. A sugestão de emprego da lei já havia sido avaliada em outras ocasiões, porém não fora previamente divulgada pelo governo.

A lei foi aprovada pelo Congresso em abril após o Dia da Libertação, momento em que Trump anunciou, em 2 de abril, a imposição unilateral de tarifas a vários países do mundo. Nesse dia, o Brasil foi taxado em 10%, com algumas isenções. A nova tarifa, divulgada nesta quarta-feira, entrará em vigor em 1º de agosto.

Na nota, Lula afirmou que a informação mencionada por Trump sobre a relação comercial entre os dois países ser de déficit para os norte-americanos é falsa.

Os dados do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) indicam que o período desde 2009 apresenta saldo deficitário para o Brasil e saldo superavitário para os Estados Unidos, conforme ilustrado no infográfico abaixo.

A decisão dos EUA de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pode gerar um impacto bilionário. Em 2024, o Brasil exportou 40,4 bilhões de dólares para os Estados Unidos, o que correspondeu a 12% do total de exportações. Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil.

Uma possível resposta do governo brasileiro poderia gerar inflação, pois os produtos importados dos Estados Unidos se tornariam mais caros.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.