ACM Neto e União Brasil Discorrem sobre Segurança Pública e Críticas ao PT em Curitiba
ACM Neto critica PT em evento do União Brasil sobre segurança pública em Curitiba. Debate acalorado aponta Bahia como exemplo de violência e questiona gestão de Lula
Um evento organizado por uma liderança ligada ao União Brasil, com a presença de figuras da sigla, gerou debates acalorados sobre a gestão da segurança pública. O encontro, ocorrido na quinta-feira, 28 de novembro de 2025, em Curitiba, focou em críticas ao Partido dos Trabalhadores e sinalizou a importância do tema para as eleições de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ACM Neto e a Bahia como Referência
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi o principal orador do evento, onde apresentou a Bahia como um exemplo da problemática da segurança pública. Ele argumentou que as maiores cidades violentas do país estão localizadas no estado, que está sob o governo do PT há duas décadas.
Segundo Neto, é contraditório o PT alegar cuidar dos mais pobres, ao mesmo tempo em que a violência organizada mata um número alarmante de pessoas na Bahia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Participantes e Presença de Figuras Relevantes
Além de ACM Neto, o evento contou com a presença do senador da União Brasil (PR), que atuava como anfitrião e pré-candidato a governador do Paraná. O secretário de Segurança Pública de São Paulo (PP-SP), conhecido por ter liderado a elaboração do PL Antifacção na Câmara, também participou.
A presença de diferentes partidos demonstra a amplitude do debate em torno da segurança pública.
Leia também:
Hugo Motta e Mendonça Filho Discutem PEC da Reforma da Previdência no Congresso
Receita Federal desmantela esquema bilionário com Grupo Refit e alvos políticos!
Marina Silva Alerta: Congresso Derruba Veto e Ameaça Retrocessos Ambientais
Oposição e o Debate Sobre as Políticas de Segurança
O presidente nacional do MDB, que em setembro decidiu romper o apoio ao PT, também esteve presente. A operação Contenção, realizada em outubro no Rio de Janeiro, foi um ponto central da discussão, com o MDB destacando o impacto da ação na conscientização da população.
Dados mostram que a oposição empenhou 110 emendas na área da segurança pública, enquanto a base de apoio do presidente limitou-se a 76.
Pesquisas Revelam a Preocupação da População
Pesquisas recentes confirmam a crescente preocupação da população com a segurança pública. Uma pesquisa da Genial/Quaest de 8 de outubro revelou que a violência é a principal preocupação de 30% dos brasileiros, superando outros problemas como economia, corrupção e saúde.
Outra pesquisa, da Ipec, realizada em 29 de outubro, indicou que 45,8% dos entrevistados acreditam que a área da segurança pública está piorando no 3º mandato de Lula.
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












