Acidente Aéreo em Bangor: Seis Passageiros Confirmados como Mortos
O Aeroporto Internacional de Bangor, localizado no Maine, anunciou nesta segunda-feira (26) que os seis ocupantes do jato particular que sofreu um acidente durante a decolagem na noite de domingo (25) foram considerados mortos. Um relatório inicial da FAA (Administração Federal de Aviação) havia indicado que sete pessoas faleceram e uma ficou gravemente ferida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após essa informação, a FAA informou à CNN que a confirmação do número de pessoas a bordo e presumivelmente falecidas ficaria a cargo do aeroporto. A razão para a discrepância nos dados não foi esclarecida. Equipes de emergência foram acionadas para atender a ocorrência por volta das 19h45, horário local (17h45, horário de Brasília).
Detalhes do Acidente e Investigação
O relatório da FAA descreve que a aeronave “caiu em circunstâncias desconhecidas durante a decolagem, parou de cabeça para baixo e pegou fogo”. Em uma publicação, o aeroporto informou que permanecerá fechado até pelo menos às 12h (14h, horário de Brasília) de quarta-feira (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme registros federais, a aeronave envolvida é um jato executivo Bombardier Challenger 650, registrado em nome de uma sociedade de responsabilidade limitada em Houston, Texas. O acidente ocorreu durante uma tempestade que afetou o nordeste dos Estados Unidos, resultando em baixa visibilidade no Maine.
Comunicações e Resposta de Emergência
Minutos antes do acidente, controladores e pilotos no aeroporto de Bangor discutiam a baixa visibilidade e a necessidade de degelo. O áudio obtido do site LiveATC.net revela que um controlador autorizou a decolagem da pista 33. Quase dois minutos depois, um controlador anunciou: “Todo o tráfego está parado no campo!”
LEIA TAMBÉM!
Momentos após esse aviso, outro controlador informou: “Aeronave de cabeça para baixo. Temos uma aeronave de passageiros de cabeça para baixo.” O aeroporto foi fechado e veículos de emergência foram autorizados a acessar a pista. Investigadores da NTSB (National Transportation Safety Board) planejam se deslocar para Bangor, mas as condições climáticas dificultam a previsão de quando isso ocorrerá.
Tanto a FAA quanto o Conselho Nacional de Segurança no Transporte estão conduzindo investigações sobre o incidente.
