Achados arqueológicos são detectados na construção da Freezone da COP30

Descobertas arqueológicas na Praça da Bandeira, em Belém, identificam mais de 140 vestígios históricos.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Durante a revitalização da Praça da Bandeira, no centro histórico de Belém, foram descobertas vestígios de cerâmica, vidro, louça, moedas e até peças de ferro dos séculos XVIII e XIX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A escavação integra a preparação do espaço que receberá a instalação artística Freezone Cultural Action, uma das atrações planejadas para a Conferência do Clima da ONU, a COP30, com realização prevista para novembro de 2025.

A conclusão desta etapa da escavação foi realizada na sexta-feira (1º), por uma equipe especializada da Amazônia Arqueologia, e revelou, já nos primeiros 50 centímetros de profundidade, evidências significativas da história urbana da capital paraense.

LEIA TAMBÉM!

A descoberta de fragmentos de cerâmica artesanal, utensílios domésticos europeus, garrafas de vidro e moedas de ferro auxilia na reconstrução do panorama de ocupação e uso da área ao longo dos séculos.

A partir do início das escavações, que começaram em 23 de julho, já foram catalogados mais de 140 vestígios arqueológicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A instalação artística interativa faz parte do projeto Freezone Cultural Action, que utilizará o espaço durante a COP30.

A iniciativa é organizada pelo Instituto Cultural Art´, em parceria com o Comando Militar do Norte e a Prefeitura de Belém, com apoio técnico da Arruda Arquitetura e Restauro.

A Freezone é um dos principais projetos culturais da COP30, concebida como um espaço de ocupação simbólica e criativa, onde arte, ciência e ativismo se encontram para debater o futuro do planeta.

A proposta contempla a implementação de estruturas em pontos estratégicos da cidade, com ênfase em questões como justiça climática, cultura decolonial e os direitos dos povos da floresta.

Com o término das escavações de campo, a análise dos materiais continua, acompanhada de ações de educação patrimonial implementadas pelos responsáveis.

A meta, conforme a organização, é assegurar que o patrimônio histórico da Praça da Bandeira seja integrado de maneira cuidadosa e instrutiva à vivência do público na conferência.

A atuação da Polícia Federal na Amazônia.

O evento acontecerá em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 e reunirá líderes de mais de 190 países para debater ações de combate às mudanças climáticas. Há, ao todo, mais de 30 obras estruturantes em andamento na cidade, com investimentos que ultrapassam R$ 7 bilhões.

A Freezone constitui parte do conjunto de ações culturais e simbólicas que visam conectar o evento internacional às raízes amazônicas.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile