Acciona e Mota-Engil apresentam propostas em leilão do túnel Santos-Guarujá
As ofertas foram apresentadas na segunda-feira (1º) e a disputa está agendada para sexta-feira (5); empresas nacionais se retiraram.

A construtora portuguesa Mota-Engil, com participação acionária da gigante chinesa CCCC, e a empresa espanhola Acciona apresentaram propostas nesta segunda-feira (1º) para o leilão do túnel Santos-Guarujá, de acordo com informações fornecidas à CNN por envolvidos no processo.
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O projeto é uma das maiores obras de infraestrutura do Novo PAC, com investimentos previstos de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 5,1 bilhões divididos igualmente entre recursos federais e do estado de São Paulo, com o restante proveniente da futura concessionária.
A aprovação da entrada dos dois grupos assegura competição no concurso que ocorrerá na próxima sexta-feira (5) na B3, em São Paulo, conforme comemorado em Brasília e no Palácio dos Bandeirantes.
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A Mota-Engil opera em mais de 50 países e tem expandido sua atuação no mercado brasileiro, notadamente em serviços de apoio a postos de gasolina e projetos de mobilidade urbana.
Recentemente, a portuguesa finalizou a aquisição da ECB (Empresa Construtora Brasileira), com sede em Belo Horizonte. A CCCC detém atualmente pouco mais de 30% do capital da Mota-Engil.
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A Acciona, que tem avançado rapidamente no Brasil, já realizou imersões nos setores de energia e de rodovias.
Após a Lava Jato, que afetou a atuação das construtoras brasileiras, a empresa expandiu sua participação no mercado nacional e hoje lidera a Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo – um dos maiores projetos de infraestrutura urbana do país.
Adicionalmente, a Acciona tem investido significativamente em concessões e PPPs (parcerias público-privadas) de saneamento básico.
Recentemente, a CNN reportou que as grandes construtoras nacionais desistiram da disputa.
De acordo com informações, o consórcio composto pela Odebrecht e pela Âlya (anteriormente Queiroz Galvão) tomou a decisão no fim de semana de não mais submeter propostas.
A Andrade Gutierrez, que vinha analisando sua participação em conjunto com um fundo financeiro, também decidiu não prosseguir.
A construtora cearense Marquise também demonstrava interesse no leilão, juntamente com a italiana Webuild, porém teria dificuldades para formalizar essa parceria. A Marquise ainda procurava unir-se a outro grupo, mas sua participação na disputa tornou-se improvável.
A construção do túnel subaquático Santos-Guarujá, tecnologia inédita no Brasil, será realizada por meio de uma concessão por um período de 30 anos.
Após reunião entre as partes no TCU, foi estabelecido um aditivo no convênio de delegação entre União e São Paulo, que eliminou as últimas pendências relacionadas ao projeto e assegurou a realização do leilão.
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Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
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